HISTÓRICO DA ESCOLA

              A escola Maria Raimunda Balbino nasceu da necessidade de se construir uma escola de Ensino Fundamental na área que compreende os bairros João Eduardo I e II, Bahia, Palheiral e parte do bairro Sobral, para atender a clientela, filha de trabalhadores que não tinham condições de enviar seus filhos para escolas mais distantes, haja vista que além de não haver vagas para todas as crianças as mesmas precisavam ajudar seus pais nos afazeres domésticos. Segundo os moradores mais antigos do bairro, onde está situada a escola, foi uma mobilização dos moradores junto à associação do bairro Palheiral que levou a ação como: abaixo assinados, reuniões e audiências com o governador, que na época era o Sr. Flaviano Flávio Batista de Melo e com a secretária de educação professora Zilnizia R Cavalcante, os quais atendendo às reivindicações dos moradores decidiram iniciar a construção da escola, no ano de 1989.
             A escola iniciou seu funcionamento em 1990 quando ainda não estava totalmente terminada, por isso, as atividades de matrículas e organização das pastas e arquivos foram realizadas na associação de moradores.Esta Instituição recebeu esse nome em homenagem à Professora Maria Raimunda Balbino dos Santos, na época fazia parte da Associação do bairro Palheiral e monitora de um grupo de evangelização da Igreja Católica do Palheiral. Ela foi uma das fundadoras da Associação de bairros. A mesma foi assassinada por seu ex-esposo, em 1988 ao sair da escola, onde estudava o magistério, Instituto de Educação Lourenço Filho, que na época funcionava no prédio da atual escola Heloísa Mourão Marques. Por isso os próprios moradores decidiram assim homenageá-la. Ao iniciar seu funcionamento, a Secretaria de Estado de Educação, nomeou o professor Eliziário Bezerra de Araújo como primeiro diretor do estabelecimento. O mesmo permaneceu na direção da escola até o ano de 2000. Nos anos de 2001 a 2003 a professora Alice da Conceição e Silva assumiu a direção da escola. Do período de 2004 a 2008 a direção da escola ficou sob a responsabilidade da professora Rosenilda Evangelista Pacifico . Atualmente, a escola é dirigida pela professora Alice da Conceição e Silva que deverá permanecer no cargo até 2012.
          No Dia 09 de dezembro de 2011 a professora Alice da Conceição foi novamente eleita para o cargo de diretora da escola. Todos nós ficamos muito felizes com a sua vitória, que de uma certa forma também é nossa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário