segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA

CONSCIÊNCIA NEGRA:
CONHECER E VALORIZAR AS DIFERENÇAS

“Aos olhos do Senhor
sabemos que nós somos todos iguais magro, alto
ou baixo pobre ou mesmo rico
com nossas diferenças
juntos somos mais bonitos”


JUSTIFICATIVA
A sociedade sempre pintou a África pobre, sem histórias próprias, com uma população subalterna, sem-cultura e escravizada. Precisamos urgentemente reverter esse quadro. Para tanto a escola de ensino fundamental Maria Raimunda Balbino elaborou o Projeto Consciência Negra: Conhecer e valorizar as diferenças para tentar tirar do anonimato a verdadeira história da África e de seu povo, bem como abrir um leque de discussões em torno da diversidade cultural existente em nosso país, a fim de que essa diversidade seja respeitada e valorizada. Um ponto de partida para ampliar nossa visão é tentar superar as visões estereotipadas sobre o tema é procurar recuperar os elementos da resistência negra, suas formas de luta e de organização, sua cultura, não apenas no passado, mas sobretudo no tempo presente.
OBJETIVOS:
OBJETIVO GERAL:
- Quebrar preconceitos e promover a equidade, enfatizando que todos são irmãos e merecem carinho, respeito e consideração.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Lembrar que os cristãos acreditam que todos, brancos e negros, são criaturas de Deus e alvo de Seu amor e cuidado diário.
- Quebrar preconceitos e promover a equidade, enfatizando que todos são irmãos e merecem carinho, respeito e consideração.
- Trabalhar a inclusão social de todos os alunos em um espaço de convivência saudável.
- Valorizar a cultura negra e seus afro-descendentes e afro-brasileiros, na escola e na sociedade;

CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÃO
Data: 19/11/2011
Horário:: 8h:30mim ás 10h:30min.
Local: Na própria escola



TEXTO PARA REFLEXÃO
NOSSOS PRECONCEITOS

Preconceito é o conceito formado com base em julgamento próprio, com tom depreciativo. Deriva de análise tendenciosa, discriminatória. Trata-se de um pré-julgamento, em que se desconhecem os detalhes. Define-se algo ou alguém, de acordo com nossos olhos de ver. Isso tem causado muitos dissabores, no mundo, e continua a causar. Porque quem julga previamente não tem o cuidado de ficar com o conceito para si, mas o transmite a outros. E esses, em ouvindo, não indagam se aquilo é verdadeiro ou não. Simplesmente admitem que seja.


ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Apresentação dos alunos do 3º Ano “A”, “B”, “C e “D”TELEJORNAL INTERATIVO

Alunos dos 3º anos juntamente com a Coordenadora de Ensino, Rosenilda Pacifico,
fazem a apresentação do projeto consciência negra: valorizando as diferenças



No dia 19/11/2011 da Consciencia Negras a escola realizou diversas atividades: coreografias de músicas, peças teatrais, danças, exposição de frutos de origem africano, degustação de sucos de frutas brasileiras e chás medicinais, desfile de tranças e penteados, exposição de bonecas negras e muito mais....






Nenhum comentário:

Postar um comentário