sexta-feira, 4 de maio de 2012

EVENTO: DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA




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                       DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA


TEMA: O VALOR DA LEITURA
OBJETIVO: – Integração da família na escola para juntos buscarem uma melhoria na qualidade de ensino de seus alunos.
DATA: 28 /04/2012                          HORÁRIO:   A PARTIR DAS 8 HORAS                      LOCAL : NA PRÓPRIA ESCOLA

CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÃO

Abertura
- Palavras da Diretora - leitura de texto:
O nó do afeto
Em uma reunião de Pais, numa Escola da Periferia, a Diretora ressaltava o apoio que os pais devem dar aos filhos. Pedia-Ihes, também, que se fizessem presentes o máximo de tempo possível.
Ela entendia que, embora a maioria dos pais e mães daquela comunidade trabalhasse fora, deveriam achar um tempinho para se dedicar a entender as crianças.
Mas a diretora ficou muito surpresa quando um pai se levantou a explicou, com seu jeito humilde, que ele não tinha tempo de falar com o filho, nem de vê-lo durante a semana.
Quando ele saía para trabalhar, era muito cedo e o filho ainda estava dormindo. Quando ele voltava do serviço era muito tarde e o garoto não estava mais acordado.
Explicou, ainda, que tinha de trabalhar assim para prover o sustento da família. Mas ele contou, também, que isso o deixava angustiado por não ter tempo para o filho a que tentava se redimir indo beijá?lo todas as noites quando chegava em casa.
E, para que o filho soubesse da sua presença, ele dava um nó na ponta do lençol que o cobria.
Isso acontecia, religiosamente, todas as noites quando ia beijá-lo. Quando o filho acordava e via o nó, sabia, através dele, que o pai tinha estado ali e o havia beijado. O nó era o meio de comunicação entre eles.
A diretora ficou emocionada com aquela história singela e emocionante.
E ficou surpresa quando constatou que o filho desse pai era um dos melhores alunos da escola.
O fato nos faz refletir sobre as muitas maneiras de um pai ou uma mãe se fazerem presentes, de se comunicarem com o filho.
Aquele pai encontrou a sua, simples, mas eficiente. E o mais Importante é que o filho percebia, através do nó afetivo, o que o pai estava lhe dizendo.
Por vezes, nos importamos tanto com a forma de dizer as coisas e esquecemos o principal, que é a comunicação através do sentimento. Simples gestos como um beijo a um nó na ponta do lençol, valiam, para aquele filho, muito mais que presentes ou desculpas vazias.
É válido que nos preocupemos com nossos filhos, mas é importante que eles saibam que eles sintam isso. Para que haja a comunicação, é preciso que os filhos "ouçam" a linguagem do nosso coração, pois em matéria de afeto, os sentimentos sempre falam mais alto que as palavras.
É por essa razão que um beijo, revestido do mais puro afeto, cura a dor de cabeça, o arranhão no joelho, o ciúme do bebê que roubou o colo, o medo do escuro. A criança pode não entender o significado de muitas palavras, mas sabe registrar um gesto de amor. Mesmo que esse gesto seja apenas um nó. Um nó cheio de afeto e carinho.
E você... já deu algum nó no lençol de seu filho, hoje?


  Exibição de vídeo

- Tema: “O valor da Leitura”
Entrevistas
Público Alvo:  professores, funcionários, pais  e alunos da escola.
Temas : 1 - Dia da Família na Escola.
            2 – A importância de ouvir histórias.
Realização:  alunos dos 4º Anos  “C” e   4º Ano “D” - Turno da Tarde

Professora Responsáveis:
- Maria do Socorro Alves - 4º Ano “C” 
- Shirle Nascimento - 4º Ano “D”

 





Contação  de história

 Professor Responsáveis:
 - Elizete Cardoso  -  1º Ano “A” e “D”
 - Maria Jercilene  - 2º Ano “A”
 Local sala 05

Histórias
- O pescador, o anel e o rei - Conto popular - Música e adaptação: Bia Bedran

 






Jogo de Xadrez 

 

 

Professora Responsáveis:
- Adriana Soares  -1º Ano “E”
- Maria Arleide – Apoio Pedagógico.
Local: Pátio da Escola

 






Cantinho da leitura 
Professora Responsável:
- Eliana Maria - 3º Ano “C”
Local: Sala da Biblioteca
 






Cantigas  de roda e Brincadeiras 

Professora Responsáveis:
-Jercileida Crispim -1º Ano “B”
- Ilma –1º Ano “E”
- Jarina  2º Ano
Local: Sala 03








Rádio Interativa 
 Declamação de poemas, recados para os pais, músicas relacionadas ao tema ( família,  escola e  leitura)  etc;
Professora Responsáveis:
- José Ramos - 3º Ano “A”
-Maria Gomes – 3º Ano “B” e “D”.
Local: Pátio da Escola







Entrevistas com os pais

Público Alvo:  pais dos alunos a cerca do evento.
Tema: Opinião sobre a realização do evento “Dia da Família na Escola – Tema: O valor da Leitura”
Realização:  alunos dos 4º Anos  “A” e   4º Ano “B” - Turno da Manhã.
Professora Responsáveis:
-Lineci Calixto  - 4º Ano “ A” 
-Kelis Cristina - 4º Ano “B”

Exposições

- Painel com diversos tipos de textos – Varal Literário.
- Painel com as produções dos alunos do 1º ao 5º ano.
- De cartazes enfatizando o valor da leitura;

Equipe Responsável:
- Coordenadores Pedagógico.
- Funcionários.

 




 






PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

Parceria com a Fundação Elias Mansour.

  Atividades

- Contação de História
- Animação Infantil.




















Lanche Especial
-Cachorro-quente e suco natural.

























Encerramento  

Apresentação
Música “Era uma vez”
Realização: alunos do 3º ano “A” e “C”
Professora Responsável
 - Maria Gomes.





















Agradecimentos Final: Diretora




Dia Nacional da Família na Escola

Evento promovido pelo Ministério da Educação, realizado duas vezes ao ano e que tem como objetivo sensibilizar a sociedade, pais, professores e diretores para a importância da integração e do acompanhamento dos pais e familiares nas atividades pedagógicas e socioeducativas desenvolvidas pela escola de seus filhos. A idéia é que os estabelecimentos, públicos e particulares, criem uma série de atividades durante esse dia, quando os pais poderão também sugerir maneiras de integrar melhor a escola e a comunidade. A data estabelecida como Dia Nacional da Família na Escola é geralmente acertada entre o ministro e secretários estaduais de Educação e representantes da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
O primeiro Dia Nacional da Família na Escola ocorreu em 24 de abril de 2001. A proposta surgiu após a divulgação dos resultados do Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb), que mostraram melhorias nas notas e diminuição da evasão escolar de alunos cujos pais acompanhavam seu desenvolvimento nas aulas. Para o evento, cada escola define sua programação, de acordo com as possibilidades de diretores, professores, pais e alunos, mas o MEC distribuiu cartilhas com sugestões de atividades. A campanha do Dia Nacional da Família na Escola conta com o apoio das secretarias estaduais e municipais de educação, clubes de mães, centros de voluntariado, além das associações de pais e mestres (APMs).
Citação bibliográfica:
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos."Dia Nacional da Família na Escola" (verbete). Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2002, http://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp?id=417, visitado em 19/4/2012

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