DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA
TEMA: O VALOR DA LEITURA
OBJETIVO: – Integração da
família na escola para juntos buscarem uma melhoria na qualidade de ensino de
seus alunos.
DATA: 28 /04/2012 HORÁRIO: A PARTIR DAS 8 HORAS LOCAL : NA PRÓPRIA ESCOLA
CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÃO
Abertura
- Palavras da Diretora - leitura de texto:
O nó do afeto
Em uma
reunião de Pais, numa Escola da Periferia, a Diretora ressaltava o apoio que os
pais devem dar aos filhos. Pedia-Ihes, também, que se fizessem presentes o
máximo de tempo possível.
Ela entendia que, embora a maioria dos pais e mães daquela comunidade trabalhasse fora, deveriam achar um tempinho para se dedicar a entender as crianças.
Ela entendia que, embora a maioria dos pais e mães daquela comunidade trabalhasse fora, deveriam achar um tempinho para se dedicar a entender as crianças.
Mas a
diretora ficou muito surpresa quando um pai se levantou a explicou, com seu
jeito humilde, que ele não tinha tempo de falar com o filho, nem de vê-lo
durante a semana.
Quando
ele saía para trabalhar, era muito cedo e o filho ainda estava dormindo. Quando
ele voltava do serviço era muito tarde e o garoto não estava mais acordado.
Explicou,
ainda, que tinha de trabalhar assim para prover o sustento da família. Mas ele
contou, também, que isso o deixava angustiado por não ter tempo para o filho a
que tentava se redimir indo beijá?lo todas as noites quando chegava em casa.
E, para
que o filho soubesse da sua presença, ele dava um nó na ponta do lençol que o
cobria.
Isso
acontecia, religiosamente, todas as noites quando ia beijá-lo. Quando o filho
acordava e via o nó, sabia, através dele, que o pai tinha estado ali e o havia
beijado. O nó era o meio de comunicação entre eles.
A
diretora ficou emocionada com aquela história singela e emocionante.
E ficou
surpresa quando constatou que o filho desse pai era um dos melhores alunos da
escola.
O fato
nos faz refletir sobre as muitas maneiras de um pai ou uma mãe se fazerem
presentes, de se comunicarem com o filho.
Aquele
pai encontrou a sua, simples, mas eficiente. E o mais Importante é que o filho
percebia, através do nó afetivo, o que o pai estava lhe dizendo.
Por
vezes, nos importamos tanto com a forma de dizer as coisas e esquecemos o
principal, que é a comunicação através do sentimento. Simples gestos como um
beijo a um nó na ponta do lençol, valiam, para aquele filho, muito mais que
presentes ou desculpas vazias.
É válido
que nos preocupemos com nossos filhos, mas é importante que eles saibam que
eles sintam isso. Para que haja a comunicação, é preciso que os filhos
"ouçam" a linguagem do nosso coração, pois em matéria de afeto, os
sentimentos sempre falam mais alto que as palavras.
É por
essa razão que um beijo, revestido do mais puro afeto, cura a dor de cabeça, o
arranhão no joelho, o ciúme do bebê que roubou o colo, o medo do escuro. A
criança pode não entender o significado de muitas palavras, mas sabe registrar
um gesto de amor. Mesmo que esse gesto seja apenas um nó. Um nó cheio de afeto
e carinho.
E você... já deu algum nó no lençol de seu filho,
hoje?
Exibição de vídeo
- Tema: “O
valor da Leitura”
Entrevistas
Público
Alvo: professores, funcionários, pais e alunos da escola.
Temas : 1 -
Dia da Família na Escola.
2 – A importância
de ouvir histórias.
Realização: alunos dos 4º Anos “C” e
4º Ano “D” - Turno da Tarde
Professora Responsáveis:
-
Maria do Socorro Alves - 4º Ano “C”
- Shirle
Nascimento - 4º Ano “D”
Contação de história
Professor
Responsáveis:
-
Elizete
Cardoso - 1º Ano “A” e “D”
- Maria Jercilene - 2º Ano “A”
Local sala 05
Histórias
- O
pescador, o anel e o rei - Conto popular - Música e adaptação: Bia Bedran
Jogo de Xadrez
Professora Responsáveis:
- Adriana
Soares -1º Ano “E”
- Maria Arleide
– Apoio Pedagógico.
Local: Pátio da Escola
Cantinho da leitura
Professora Responsável:
- Eliana
Maria - 3º Ano “C”
Local: Sala
da Biblioteca
Cantigas de
roda e Brincadeiras
Professora Responsáveis:
-Jercileida
Crispim -1º Ano “B”
- Ilma –1º
Ano “E”
- Jarina 2º Ano
Local: Sala
03
Rádio Interativa
Declamação de poemas, recados para os pais,
músicas relacionadas ao tema ( família,
escola e leitura) etc;
Professora Responsáveis:
- José Ramos
- 3º Ano “A”
-Maria Gomes
– 3º Ano “B” e “D”.
Local: Pátio da Escola
Entrevistas com os pais
Público
Alvo: pais dos alunos a cerca do evento.
Tema:
Opinião sobre a realização do evento “Dia da Família na Escola – Tema: O valor
da Leitura”
Realização: alunos dos 4º Anos “A” e
4º Ano “B” - Turno da Manhã.
Professora Responsáveis:
-Lineci
Calixto - 4º Ano “ A”
-Kelis
Cristina - 4º Ano “B”
Exposições
- Painel com diversos tipos de textos
– Varal Literário.
- Painel com as produções dos alunos
do 1º ao 5º ano.
- De cartazes enfatizando o valor da
leitura;
Equipe Responsável:
- Coordenadores Pedagógico.
- Funcionários.
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
Parceria com a Fundação Elias Mansour.
Atividades
- Contação
de História
- Animação
Infantil.
Lanche Especial
-Cachorro-quente
e suco natural.
Encerramento
Apresentação
Música “Era
uma vez”
Realização: alunos
do 3º ano “A” e “C”
Professora Responsável
- Maria Gomes.
- Maria Gomes.
Agradecimentos
Final: Diretora
Dia
Nacional da Família na Escola
Evento promovido pelo Ministério da Educação, realizado duas vezes ao ano e que tem como objetivo sensibilizar a sociedade, pais, professores e diretores para a importância da integração e do acompanhamento dos pais e familiares nas atividades pedagógicas e socioeducativas desenvolvidas pela escola de seus filhos. A idéia é que os estabelecimentos, públicos e particulares, criem uma série de atividades durante esse dia, quando os pais poderão também sugerir maneiras de integrar melhor a escola e a comunidade. A data estabelecida como Dia Nacional da Família na Escola é geralmente acertada entre o ministro e secretários estaduais de Educação e representantes da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
O primeiro Dia Nacional da Família na Escola
ocorreu em 24 de abril de 2001. A proposta surgiu após a divulgação dos
resultados do Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb), que mostraram
melhorias nas notas e diminuição da evasão escolar de alunos cujos pais
acompanhavam seu desenvolvimento nas aulas. Para o evento, cada escola define
sua programação, de acordo com as possibilidades de diretores, professores,
pais e alunos, mas o MEC distribuiu cartilhas com sugestões de atividades. A
campanha do Dia Nacional da Família na Escola conta com o apoio das secretarias
estaduais e municipais de educação, clubes de mães, centros de voluntariado,
além das associações de pais e mestres (APMs).
Citação
bibliográfica:
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos."Dia Nacional da Família na Escola" (verbete). Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2002, http://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp?id=417, visitado em 19/4/2012
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos."Dia Nacional da Família na Escola" (verbete). Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2002, http://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp?id=417, visitado em 19/4/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário