PROJETO: Dia das Mães
Título: “Mãe, a Mulher da minha vida”
DURAÇÃO: 2 SEMANAS.
Título: “Mãe, a Mulher da minha vida”
DURAÇÃO: 2 SEMANAS.
ENCERRAMENTO: 12 DE MAIO DE
2012.
JUSTIFICATIVA:
Desenvolver
um projeto intitulado “Mãe, a Mulher da
minha Vida”, possibilita ao aluno a percepção de que de a
figura materna pode ser representada pela mãe biológica, mãe-tia, mãe-avó,
mãe-madrasta ou qualquer mulher que assuma o compromisso de cuidar do aluno. O
Projeto pretende valorizar as várias relações entre mães x filhos existentes em
nossa clientela.
Ser mãe, na atualidade, não é uma tarefa muito fácil, pois
sabemos o quanto nos falta tempo para cumprir essa “missão” devido a tantas atribuições que nos
foram impostas pela vida moderna.
A magnitude do nosso projeto é justamente criar situações de
ensino-aprendizagem que possibilite aos estudantes a pensarem em suas mães enquanto pessoas humanas, dotadas de desejos, sonhos, medos, projetos de vidas e poder, com
isso, tornar o mundo delas mais prazeroso e feliz.
O Projeto “Dia das Mães” - “Mãe, a Mulher da minha Vida”, configura-se
num excelente ensejo para oportunizar os alunos a refletirem sobre suas
posturas no que concerne ao modo como vislumbram a figura materna. Essa
reflexão é pertinente, pois, dentre nossos alunos existem aqueles que não moram
com a mãe biológica, mas, com os avós, as tias, as madrastas ou até mesmo com outras
pessoas. Cabe-nos, enquanto educadores, motivarmos e orientarmos a comunidade
escolar sobre a importância significativa
da figura materna, quer seja representada pela mãe ou outra pessoa, para o desenvolvimento saudável
do aprendiz nas dimensões - intelectual, moral,
emocional e espiritual - que
forma o ser humano.
OBJETIVO
GERAL: Sensibilizar os alunos sobre
a importância da Figura Materna
no desenvolvimento do caráter humano, resgatando os valores morais (amor,
tranqüilidade, honestidade, respeito, partilha...)
essenciais para a convivência familiar.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Proporcionar momentos de reflexão sobre os diversos
contextos familiares;
· Proporcionar condições para que os alunos tenham um
pouco de conhecimento sobre a cidade em que vivem;
· Promover e estimular a linguagem oral;
· Estabelecer e ampliar as relações sociais;
· Estimular a afetividade entre as crianças a as
mães;
· Desenvolver atenção e a criatividade;
· Desenvolver a expressão corporal;
· Brincar expressando emoções, sentimentos,
pensamento, desejos e necessidades;
. Desenvolver a leitura através da visualização de figuras;
-
Produzir uma peça teatral que será apresentada para homenagear as mães;
-
Fazer um concurso de poesias enfatizando o tema Mãe;
-
Produzir textos com o tema "O que eu nunca disse a mamãe.";
-
Enfeitar os murais com as produções dos alunos;
CONTEÚDOS:
Data comemorativa – Dia das Mães;
· Expressões gráficas: desenho, pintura, montagem, colagem;
· Expressão corporal;
· Historinhas;
. Criatividade, imaginação e dramatização;
. Música e ritmo;
. Socialização;
METODOLOGIA:
. Conversa informal sobre o Dia das Mães, Profissões
· Músicas: “Bate meu coraçãozinho”, “Mãezinha do céu”,
· Construção do livrinho de receita, cartão pra mamãe;
· Confecção do porta-jóias de garrafa pet;
· Colagem: (recortes e colagem de figuras de revistas);
· Pintura com lápis de cor, giz de cera;
· Ensaios de músicas e teatrinho para a apresentação;
· Momento flash: uma foto para mamãe.
· Dinâmicas com as mães no dia da festa;
· Homenagem as mãe: apresentação das turmas.
CONTEÚDOS:
Data comemorativa – Dia das Mães;
· Expressões gráficas: desenho, pintura, montagem, colagem;
· Expressão corporal;
· Historinhas;
. Criatividade, imaginação e dramatização;
. Música e ritmo;
. Socialização;
METODOLOGIA:
. Conversa informal sobre o Dia das Mães, Profissões
· Músicas: “Bate meu coraçãozinho”, “Mãezinha do céu”,
· Construção do livrinho de receita, cartão pra mamãe;
· Confecção do porta-jóias de garrafa pet;
· Colagem: (recortes e colagem de figuras de revistas);
· Pintura com lápis de cor, giz de cera;
· Ensaios de músicas e teatrinho para a apresentação;
· Momento flash: uma foto para mamãe.
· Dinâmicas com as mães no dia da festa;
· Homenagem as mãe: apresentação das turmas.
. Diálogo, aula expositiva,
interação com os alunos, para conhecer melhor o perfil das mães em questão;
. Pesquisa extra-classe;
. Ornamentação de murais com fotos de Auto retrato das mães, alunos e mensagens, homenageando as Mães.
.
Criação de poesias, mensagens;
. Produção de uma peça teatral.
. Confecção de lembranças.
. Confecção de cartões;
. Produção de uma peça teatral.
. Confecção de lembranças.
. Confecção de cartões;
. Apresentação de dança pelos
alunos.
CULMINÂNCIA: Festas em homenagem as Mães.
AVALIAÇÃO: Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL MARIA RAIMUNDA BALBINO
Projeto Dia das Mães
“Mãe”, a Mulher da minha vida”
DATA: 12
/05/2012
HORÁRIO: A PARTIR DAS
8 HORAS
LOCAL : NA PRÓPRIA ESCOLA
CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÃO
8h - Abertura: Palavras da Diretora
JUSTIFICATIVA:
Desenvolver
um projeto intitulado “Mãe, a Mulher da
minha Vida”, possibilita ao aluno a percepção de que de a figura materna pode ser
representada pela mãe biológica, mãe-tia, mãe-avó, mãe- madrasta ou qualquer
mulher que assuma o compromisso de cuidar do aluno. O Projeto pretende
valorizar as várias relações entre mães x filhos existentes em nossa clientela.
Ser mãe, na atualidade, não é uma tarefa muito fácil, pois sabemos
o quanto nos falta tempo para cumprir
essa “missão” devido a tantas atribuições que nos foram impostas pela
vida moderna.
A magnitude do nosso projeto é justamente criar situações de
ensino-aprendizagem que possibilite aos estudantes a pensarem em suas mães enquanto pessoas humanas, dotadas de desejos, sonhos, medos, projetos de vidas e poder, com isso, tornar o mundo delas
mais prazeroso e feliz.
O Projeto “Dia das Mães” - “Mãe, a Mulher da minha Vida”, configura-se
num excelente ensejo para oportunizar os alunos a refletirem sobre suas
posturas no que concerne ao modo como vislumbram a figura materna. Essa
reflexão é pertinente, pois, dentre nossos alunos existem aqueles que não moram
com a mãe biológica, mas, com os avós, as tias, as madrastas ou até mesmo com outras
pessoas. Cabe-nos, enquanto educadores, motivarmos e orientarmos a comunidade
escolar sobre a importância significativa
da figura materna, quer seja representada pela mãe ou outra pessoa, para o desenvolvimento saudável
do aprendiz nas dimensões - intelectual, moral,
emocional e espiritual - que forma
o ser humano.
OBJETIVO
GERAL: Sensibilizar os alunos sobre
a importância da Figura Materna
no desenvolvimento do caráter humano, resgatando os valores morais (amor,
tranqüilidade, honestidade, respeito, partilha...)
essenciais para a convivência familiar.
. Abertura das Atividades.
- Para fazer
a abertura das atividade em homenagem ao Dia das Mães, chamaremos o aluno Adoneyson
Nascimento da Silva - do 4º Ano “A”
para fazer a leitura de um texto epistolar.
Obrigado Senhor!
Obrigado, Senhor, pela mãe que você me deu ...
... por todas as Mães do mundo
... pelas mães brancas , de pele alvinha ...
... pelas pardas , morenas ou bem pretinhas ...
... pelas ricas e pelas pobrezinhas
... pelas mães – titias,
. ..pelas mães –vovós,
... pelas madrastas -mães ,
... pelas professoras - mães
... pelas professoras - mães
... pela mãe que embala ao colo o filho que não é seu ...
... pela saudade querida da mãe que já partiu ...
... pelo amor latente em todas as mulheres , que
desperta ao sentir desabrochar em si uma nova vida ...
desperta ao sentir desabrochar em si uma nova vida ...
... pelo amor , maravilhoso amor que une mães e filhos ...
Eu lhe agradeço, Senhor!
1ª Apresentação:
8h:10min
- Apresentação Especial de uma
música gospel coreografada
Música: “Não É Tarde” (part. Ana Paula Valadão e Fernanda Brum)
Não É Tarde
Não é tarde
para se sonhar
O céu ainda é azul há esperança É só olhar no olhar de uma criança No sorriso de uma mãe que deu à luz
Não é tarde
para se sonhar
O céu ainda é azul há esperança É só olhar no olhar de uma criança No sorriso de uma mãe que deu à luz
Ouvirei os
testemunhos
De bravos homens que venceram Ouvirei dos cegos Que ainda esperam a visão Ouvirei canções que marcam Toda uma geração Não é tarde Pra sonhar
Não é não
Minha força vem de um Deus que faz milagres Minha fé está além do impossível Minha esperança viva está Meu coração não quer parar Pois nunca é tarde, não é tarde para se sonhar. |
Não é tarde para se
sonhar
O céu ainda é azul há esperança É só olhar no olhar de uma criança ( de uma criança) No sorriso de uma mãe que deu à luz
Ouvirei os
testemunhos
De bravos homens que venceram Ouvirei dos cegos Que ainda esperam a visão Ouvirei canções que marcam Toda uma geração Não é tarde Pra sonhar
Não é não
Minha força vem de um Deus que faz milagres Minha fé está além do impossível Minha esperança viva está Meu coração não quer parar pois nunca é tarde pra sonhar
Minha força vem de
um Deus que faz milagres
Minha fé está além do impossível Minha esperança viva está |
Meu coração não
quer parar
Pois nunca é tarde, (nunca é tarde)
Sempre há uma
esperança
Para aqueles que esperam Firmes nas promessas do Senhor O Deus do impossível Haja o que houver Eu sonharei Seus lindos sonhos viverei Não desistirei
Minha força vem de
um Deus que faz milagres
Minha fé está além do impossível Minha esperança viva está Meu coração não quer parar pois nunca é tarde pra sonhar
Minha força vem de
um Deus que faz milagres
Minha fé está além do impossível Minha esperança viva está Meu coração não quer parar Pois nunca é tarde, não é tarde para se sonhar. |
2ª Apresentação:
8h:20min - Apresentação de uma música coreografada pelos alunos do 1º Ano “A” (Manhã)
e
“D” (Tarde) -
Professora Elizete Cardoso
Música: “Doce Desejo” (Babado Novo – Cláudia Leite)
Doce Desejo
Tá no jeito de olhar
Tá no gosto do beijo Na expressão do sorriso Tá no meu paraíso Tá no doce desejo
Tá no cheiro da flor
Estampado na cara Tá na força do amor |
Na beleza da cor
Tá pulsando e não pára
Meu amor é só seu
Seu amor é só meu Nosso amor é assim Eu só sei te querer Também sei que você Só tem olhos pra mim |
3ª Apresentação:
8h:30min - Apresentação de Jogral pelos alunos do 3º
Ano “A” e “B” (Manhã)
–
Professores: José Ramos e Maria Gomes.
Texto:
Mamãe
MAMÃE
(Brincando de boneca)
(6 meninas, cada uma representa uma
atividade das mães. Fala e sai)
1ª - Vestindo pegnoir com boneca e
mamadeira na mão:
Quando
acordo vou depressa
Preparar
a mamadeira
Pois
senão... ora essa
Temos
muita choradeira.
2ª - De avental com ferro na mão:
Lavo
a roupa, faço almoço
Passo
a ferro toda vez
E
a casa, que alvoroço
Limpo
sempre, todo o mês.
3ª - Com livro na mão mostrando a uma
criança menor:
Menino,
preste atenção:A mamãe vai te ensinar
Estudemos
a lição
Para
a mestra não zangar.
|
4ª - Com cestinha de costura: Olhem só
que meninada
Rasgam
sempre as roupinhas
Eu
fico muito zangada
Quando
rasgam as calcinhas
(mostrar
uma calça rasgada)
5ª - Trazendo uma criança menor com
roupa de dormir:
Já
é hora de dormir
Faça
a sua oração
Ajoelhe-se
a sorrir
E
entregue o seu coração
6ª - De camisola e travesseiro na mão:
Oh!
Como estou cansada
Trabalhei
o dia inteiro
Está
dormindo a criançada
Vou
dormir no travesseiro.
(Deita
e dorme)
(Entram
outras crianças vestidas de anjo e rodeiam a mãe que dorme e falam juntos:)
|
Anjinho:
Dorme,
dorme, mamãezinha,
Cumpriste
bem tua missão.
Serás
sempre uma rainha dentro do meu coração.
ENCERRAMENTO
:
(Criança pequena falando)
Querida mãezinha,
Nosso programa terminou.
Agradecemos sua presença
Que muito nos alegrou.
|
4ª Apresentação:
8h:40min
- Apresentação de um poema coletivo pelos alunos do 2º Ano “A” (Manhã)
–
Professora Maria Jercilene.
Poema:
“O Presente”
O PRESENTE
Hoje é dia da mamãe
Lindo dia que ele é
Vou comprar um presentinho
No bazar do seu José
Meu cofrinho está magrinho
Nem se quer um real tem
Dou um beijo no paizinho
E o dinheiro logo vem
|
O papai que é bom me atende
Leva um mimo pra mamãezinha
Ela sabe o amor que encerra esta humilde
lembrancinha.
|
5ª Apresentação:
9h:
- Apresentação de uma música com
coreografia pelos alunos do 1º Ano “B” e “C” (Manhã) – Professoras Jercileida Crispim e Ilma
Moraes.
Música:
“Como é grande o meu amor por você ” ( Roberto Carlos)
Como é Grande o Meu Amor Por VocêRoberto CarlosEu tenho tanto pra lhe falar Mas com palavras não sei dizer Como é grande o meu amor por você E não há nada pra comparar Para poder lhe explicar Como é grande o meu amor por você |
Nem
mesmo o céu nem as estrelas Nem mesmo o mar e o infinito Não é maior que o meu amor Nem mais bonito Me desespero a procurar Alguma forma de lhe falar Como é grande o meu amor por você Nunca se esqueça, nem um segundo Que eu tenho o amor maior do mundo Como é grande o meu amor por você [2x] Mas como é grande o meu amor por você |
6ª Apresentação:
9h:10min - Apresentação de uma peça teatral pelos
alunos do 5º Ano “B” e “C” (Tarde) –
Professoras Maria José e Kelis Cristina
Peça
Teatral: “Dona Baratinha”
Dona Baratinha Era uma vez uma baratinha que varria o salão quando, de repente, encontrou uma moedinha: Obá! Agora fiquei rica, e já posso me casar! Este era o maior sonho da Dona Baratinha, que queria muito fazer tudo como tinha visto no cinema: Então, colocou uma fita no cabelo, guardou o dinheiro na caixinha, e foi para a janela cantar: Quem quer casar com a Dona Baratinha, que tem fita no cabelo e dinheiro na caixinha? Um ratinho muito interesseiro estava passando por ali, e ficou imaginando o grande tesouro que a baratinha devia ter encontrado para cantar assim tão feliz. Tentou muito chamar sua atenção e dizer: "Eu quero! Eu quero!" Mas ele era muito pequeno e tinha a voz muito fraquinha e, enquanto cantava, Dona Baratinha nem ouviu. Então chegou o , com seu latido forte, foi logo dizendo: - Eu quero! Au! Au! Mas, Dona Baratinha se assustou muito com o barulhão dele, e disse: - Não, não, não, não quero você não, você faz muito barulhão! E o cachorrão foi embora. O ratinho pensou: agora é minha vez! Mas... - Eu quero, disse o elefante. Dona Baratinha, com medo que aquele animal fizesse muito barulho, pediu que ele mostrasse como fazia. E ele mostrou: - Não, não, não, não quero você não, você faz muito barulhão! E o elefante foi embora. O ratinho pensou novamente: "Agora é a minha vez!", mas... Outro animal já ia dizendo bem alto: "Eu quero! Eu quero!" E Dona Baratinha perguntou: - Como é o seu barulho? - GRRR! - Não, não, não, não quero você não, você faz muito barulhão! E vieram então vários outros animais: o rinoceronte, o leão, o papagaio, a onça, o tigre ... A todos Dona Baratinha disse não: ela tinha muito medo de barulho forte. E continuou a cantar na janela: - Quem quer casar com a Dona Baratinha, que tem fita no cabelo e dinheiro na caixinha? Também veio o urso, o cavalo, o galo, o touro, o bode, o lobo, ... nem sei quantos mais. A todos Dona Baratinha disse não. Já estava quase desistindo de encontrar aquele com quem iria se casar.ratinho se esgoelando Foi então que percebeu alguém pulando, exausto de tanto gritar: "Eu quero! Eu quero!" - Ah! Achei alguém de quem eu não tenho medo! E é tão bonitinho! - disse a Dona Baratinha. Enfim, podemos nos casar! Então, preparou a festa de casamento mais bonita, com novas roupas, enfeites e, principalmente, comidas. Essa era a parte que o Ratinho mais esperava: a comida. O cheiro maravilhoso do feijão que cozinhava na panela deixava o Ratinho quase louco de fome. Ele esperava, esperava, e nada de chegar a hora de comer. Já estava ficando verde de fome! Quando o cozinheiro saiu um pouquinho de dentro da cozinha, o Ratinho não aguentou: - Vou dar só uma provadinha na beirada da panela, pegar só um pedacinho de carne do feijão, e ninguém vai notar nada... Que bobo! A panela de feijão quente era muito perigosa, e o Ratinho guloso não devia ter subido lá: caiu dentro da panela de feijão, e nunca mais voltou. Dona Baratinha ficou muito triste que seu casamento tenha acabado assim. No dia seguinte, decidiu voltar à janela novamente e recomeçar a cantar, mas... Desta vez iria prestar mais atenção em tudo o que era importante para ela, além do barulhão, é claro! notas musicais- Quem quer casar com a Dona Baratinha, que tem fita no cabelo e dinheiro na caixinha?notas musicais FIM |
7ª Apresentação:
9h:20min - Apresentação de uma música com coreografia
pelos alunos do 2º Ano “B” (Manhã) –
Professora : Joseane Queiroz
Música:
Aos olhos do pai – Ana Paula Valadão
Aos Olhos do Pai (Ana Paula Valadão) Aos olhos do Pai Você é uma obra-prima Que Ele planejou Com suas próprias mãos pintou A cor de sua pele Os seus cabelos desenhou Cada detalhe Num toque de amor Aos olhos do Pai Você é uma obra-prima Que Ele planejou Com suas proprias mãos pintou A cor de sua pele Os seus cabelos desenhou Cada detalhe Num toque de amor |
Você é linda demais Perfeita aos olhos do pai Alguém igual a você não vi jamais princesa linda demais Perfeita aos olhos do Pai Alguém igual a você não vi jamais Aos olhos do Pai Você é uma obra prima Que Ele planejou Com suas próprias mãos pintou A cor de sua pele Os seus cabelos desenhou Cada detalhe Num toque de amor Nunca deixe alguém dizer Que não é querida Antes de você nascer Deus sonhou com você! |
Nunca deixe alguém dizer Você é linda demais Perfeita aos olhos do pai Alguém igual a você nao vi jamais princesa linda demais Perfeita aos olhos do Pai Alguém igual a você não vi jamais Que não é querida Antes de você nascer Deus sonhou com você! Você é linda demais Perfeita aos olhos do pai Alguém igual a você não vi jamais princesa... Aos olhos do Pai |
8ª Apresentação:
9h:30min - Apresentação de uma Desfile das Mães pelos
alunos do 4º Ano “A” e “B” (Manhã) – Professoras : Lineci Calixto e Kelis Cristina
Músicas: Rihana- Only Girl (In The
Word); Lady Gaga – Bad –Romance; Música para Desfile;
Nº
|
Nome das Mães
- 4º Ano “A”
|
Nº
|
Nome das Mães
- 4º Ano “B”
|
01
|
Sonia Maria Melo Calixto
|
01
|
Helen Regina Góes de Araújo
|
02
|
Joice Vânia Guimarães Cezar
|
02
|
Marilene da Fonseca Pinheiro
|
03
|
Rozenir F.
Nascimento
|
03
|
Maria das Dores B. Vasconcelos
|
04
|
Maria do Socorro Alves de Oliveira
|
04
|
Maximilda Mota da Costa
|
05
|
Silvia Barboza da Silva
|
05
|
Lana Andréia C. Asbech
|
PERFIL DA MÃE - 4º Ano “B”
NOME:. Helen Regina Góes de Araújo
IDADE: 30 Anos
NATURALIDADE: Rio Branco
PROFISSÃO: Do lar
ESTILO MUSICAL: Gospel
COR PREFERIDA: Rosa
e Amarela
PERFUME: Cottage – Princess Cosméstcs.
COMIDA. Lasanha e Churrasco
O QUE A DEIXA
FELIZ: Meus filhos dizerem “Eu te
amo”
O QUE A DEIXA
TRISTE: Ver meus filhos brigarem
SEU SONHO É: Poder oferecer um futuro melhor aos
filhos e continuar sendo uma boa mãe.
|
PERFIL DA MÃE - 4º Ano “B”
NOME:. Marilene da Fonseca Pinheiro
IDADE: 37
Anos
NATURALIDADE: Acreana
PROFISSÃO: Do
lar
ESTILO MUSICAL: MPB/Sertanejo
COR
PREFERIDA: Rosa
PERFUME: Lua
COMIDA. Camarão
O QUE A DEIXA
FELIZ: Ver a família feliz
O QUE A DEIXA
TRISTE: A Indiferença
SEU SONHO É: Ter mais um filho
|
PERFIL
DA MÃE – 4º
Ano “B”
NOME:. Maria das Dores B. Vasconcelos
IDADE: 37 Anos
NATURALIDADE: Xapuri
PROFISSÃO: Vendedora
ESTILO MUSICAL: Sertanejo
COR PREFERIDA: Vermelha
PERFUME: Lavanda Sedução.
COMIDA. Rabada
O QUE A DEIXA
FELIZ: Estar com saúde
O QUE A DEIXA
TRISTE: A desobediência de minha
filha
SEU SONHO É: Viver sempre feliz.
|
PERFIL
DA MÃE – 4º
Ano “B”
NOME:. Maximilda Mota da Costa
IDADE: 30
Anos
NATURALIDADE: Plácido de Castro
PROFISSÃO: Manicura
ESTILO MUSICAL: Romântica
COR
PREFERIDA: Preta e Vermelha
PERFUME: Kaiak
COMIDA. Arroz, Feijão, Bife e Farofa
O QUE A DEIXA
FELIZ: Quando meus filhos estão com
saúde
O QUE A DEIXA
TRISTE: Notícia Ruim
SEU SONHO É: Ver os filhos formados.
|
PERFIL DA MÃE – 4º Ano “B”
NOME: Lana Andréia C. Asbech
IDADE: 34 Anos
NATURALIDADE:
PROFISSÃO: do Lar
ESTILO MUSICAL: Gospel
COR PREFERIDA: Branca
PERFUME: Free
COMIDA. Bife, arroz, salada e batata
O QUE A DEIXA
FELIZ: Ver as pessoas felizes.
O QUE A DEIXA
TRISTE: Injustiça
SEU SONHO É: Possuir sua casa própria.
|
PERFIL DA MÃE – 4º Ano “A”
NOME: Maria do Socorro Alves de Oliveira
IDADE: 44 Anos
NATURALIDADE: Rio Branco
PROFISSÃO: Boleira
ESTILO MUSICAL: Gospel
COR PREFERIDA: Branca
PERFUME: Águas de Lavanda da Natura
COMIDA.: Galinha Picante, Maionese e Vatapá
O QUE A DEIXA
FELIZ: Obediência
O QUE A DEIXA
TRISTE: Desobediência
SEU SONHO É: Ver os filhos formados
|
PERFIL DA MÃE – 4º Ano “A”
NOME: Sonia
Maria Melo Calixto
IDADE: 39 Anos
NATURALIDADE: Tarauacá
PROFISSÃO: Motorista
ESTILO MUSICAL: Gospel
COR PREFERIDA: Azul marinho
PERFUME: Dimitri do Boticário
COMIDA. Galinha Caipira
O QUE A DEIXA
FELIZ: Ter Dinheiro
O QUE A DEIXA
TRISTE: Quando alguém da família
fica doente.
SEU SONHO É: Possuir uma renda fixa definitiva.
|
PERFIL DA MÃE – 4º Ano “A”
NOME: Joice Vânia Guimarães Cezar
IDADE: 30 Anos
NATURALIDADE: Feijó
PROFISSÃO: Comerciante
ESTILO MUSICAL: Sertanejo e Forró
COR
PREFERIDA: Rosa
PERFUME: Acordes da Boticário
COMIDA. Pizza
O QUE A DEIXA
FELIZ: Quando todos da família
estão bem.
O QUE A DEIXA
TRISTE: Doenças
SEU SONHO É: Passar em um Concurso Público.
|
PERFIL DA MÃE – 4º Ano “A”
NOME: Rozenir F.
Nascimento
IDADE: 40 Anos
NATURALIDADE:
PROFISSÃO: Radialista
ESTILO MUSICAL: Sertanejo
COR
PREFERIDA: Preta
PERFUME: Linha Natura
COMIDA. Lasanha
O QUE A DEIXA
FELIZ: O amor aos meus filhos
O QUE A DEIXA
TRISTE: Estar distante da família.
SEU SONHO É: Que meus filhos sejam felizes.
|
PERFIL DA MÃE – 4º Ano “A”
NOME: Silvia Barboza da Silva
IDADE: 26 Anos
NATURALIDADE: Rio Branco
PROFISSÃO: Técnica de Enfermagem
ESTILO MUSICAL: Sertanejo
COR PREFERIDA: Verde
PERFUME: Malbec
COMIDA: Feijoada
O QUE A DEIXA
FELIZ: Ganhar Presente.
O QUE A DEIXA
TRISTE: Desobediência dos Filhos
SEU SONHO É: Abrir uma loja de confecções.
|
9ª Apresentação:
9h:40min - Apresentação de uma música com coreografia
pelos alunos do 1º Ano “E” e 2º “C” (Tarde)
– Professoras : Adriana Soares e
Maria Solidade.
Música: Mamãe me plantou.
Mamãe me plantou
Mamãe
me plantou, mamãe me regou, me fez crescer!
Mamãe é uma flor, mamãe é um amor, é o meu viver.
Quem
sabe um dia o mundo tivesse uma mãe assim
Pra
poder cuidar de todas as crianças como cuida de mim!
|
Mamãe me plantou, mamãe me regou,
me fez crescer! Mamãe é uma flor, mamãe é um amor, é o meu viver. Quem sabe um dia o mundo tivesse uma mãe assim Pra poder cuidar de todas as crianças como cuida de mim! |
10ª Apresentação:
10h
- Apresentação de uma música com coreografia pelos alunos do 3º Ano “C” e “D”
(Tarde)
– Professoras : Eliana Maria e Maria Gomes
Música:
“Mãe” (Rick e Renner)
Mãe
(Rick e Renner)
Mãe, hoje eu
descobri que eu cresci, é que de repente eu me viTão sozinho na estrada Mãe, hoje eu precisei de você, eu não sabia o que fazer, me vi De mãos atadas Mãe, o que é que a gente faz, quando o sucesso não traz a paz Que a gente procura? Mãe, hoje aqui sozinho eu rezei, aqui no meu cantinho eu chorei, E chorando fiz uma jura Juro que a partir de hoje eu vou fazer meu tempo, vou ficar mais Perto do teu sentimento Vou ficar mais perto mãe do teu amor, juro não deixar jamais a Minha ambição Falar tão mais alto que meu coração, se minha riqueza mãe, é o Teu amor (refrão) |
Mãe, me dá teu
colo, Mãe, mulher que adoro, Mãe, se existo devo a ti meu respirar Mãe, tão puro amor de mãe Que as vezes não me vêm palavras pra expressar Mãe, pra ti conjugo o verbo amar ....mãe Mãe, teu conselho me orienta, teu carinho me alimenta Da paz, do amor, da esperança Mãe, hoje eu sou um homem eu sei Mas as vezes que eu chorei, não passei de uma criança Mãe, o que é que a gente faz, quando o sucesso não traz a paz Que a gente procura? Mãe, hoje aqui sozinho eu rezei, aqui no meu cantinho eu chorei, E chorando fiz uma jura Juro que a partir de hoje eu vou fazer meu tempo, vou ficar mais Perto do teu sentimento Vou ficar mais perto mãe do teu amor, juro não deixar jamais a Minha ambição Falar tão mais alto que meu coração, se minha riqueza mãe é o Teu amor (refrão) |
11ª Apresentação:
10h:10min
- Apresentação de uma peça teatral pelos alunos do 5º Ano “A” (Manhã)
– Professora
Maria José
Peça
Teatral: “Mães Más”
MÃES MÁS
Um dia, quando meus filhos forem crescidos o suficiente para entender a lógica que motiva os pais e as mães, eu hei de dizer-lhes:
– Eu os amei o
suficiente para ter perguntado aonde vão, com quem vão e a que horas
regressarão.
Eu os amei o suficiente para não
ter ficado em silêncio e fazer vocês saberem que aquele novo amigo não era
boa companhia.
- Eu os amei o
suficiente para os fazer pagar as balas que tiraram do supermercado ou
revistas do jornaleiro, e os fazer dizer ao dono: "Nós pegamos isto
ontem e queríamos pagar".
- Eu os amei o
suficiente para ter ficado em pé junto a vocês, duas horas, enquanto limpavam
o seu quarto, tarefa que eu teria feito em 15 minutos.
- Eu os amei o
suficiente para os deixar ver além do amor que eu sentia por vocês, o
desapontamento e também as lágrimas nos meus olhos.
- Eu os amei o
suficiente para os deixar assumir a responsabilidade por suas ações, mesmo quando
as penalidades eram tão duras que me partiam o coração.
Mais do que tudo, eu
os amei o suficiente para dizer-lhes NÃO,
quando eu sabia que vocês poderiam me odiar por isso (e em momentos até
odiaram). Essas eram as mais difíceis batalhas de todas.
Estou contente,
venci... Porque no final vocês venceram também!
E em qualquer dia, quando meus netos forem crescidos o suficiente para entender a lógica que motiva os pais e as mães, quando eles lhes perguntarem se sua mãe era má, meus filhos vão lhes dizer: "Sim, nossa mãe era má. Era a mãe mais má do mundo..."
As outras crianças
comiam doces no café e nós tínhamos que comer cereais, ovos e torradas.
As outras crianças
bebiam refrigerante e comiam batatas fritas e sorvete no almoço e nós
tínhamos que comer arroz, feijão, carne, legumes e frutas.
Ela nos obrigava a
jantar à mesa, bem diferente das outras mães que deixavam seus filhos comerem
vendo televisão.
Ela insistia em saber
onde estávamos a toda hora (tocava nosso celular de madrugada e
"fuçava" nos nossos e-mail s).
Mamãe tinha que saber
quem eram nossos amigos e o que nós fazíamos com eles.
Insistia que lhe
disséssemos com quem íamos sair, mesmo que demorássemos apenas uma hora ou
menos.
Nós tínhamos vergonha
de admitir, mas ela violava as leis do trabalho infantil.
Nós tínhamos que tirar
a louça da mesa, arrumar nossas bagunças, esvaziar o lixo e fazer todo esse
tipo de trabalho, que achávamos cruéis.
Eu acho que ela nem dormia à noite, pensando em coisas para nos mandar fazer.
Ela insistia sempre
conosco para que lhe disséssemos sempre a verdade e apenas a verdade.
E quando éramos
adolescentes, ela conseguia até ler os nossos pensamentos.
A nossa vida era mesmo
chata. Ela não deixava os nossos amigos tocarem a buzina para que saíssemos,
tinham que subir, bater à porta, para ela os conhecer.
Enquanto todos podiam
voltar tarde à noite, com 12 anos, tivemos que esperar pelos 16 para chegar
um pouco mais tarde, e aquela chata levantava para saber se a festa foi boa
(só para ver como estávamos ao voltar).
Por causa de nossa
mãe, nós perdemos imensas experiências na adolescência: nenhum de nós esteve
envolvido com drogas, em roubo, em atos de vandalismo, em violação de
propriedade, nem fomos presos por qualquer crime.
FOI TUDO POR CAUSA DELA. |
12ª Apresentação:
10h:20min - Apresentação de uma música com coreografia
pelos alunos do 4º Ano “C” e “D” (Tarde)
– Professoras : Maria do Socorro
Alves e Shirle Nascimento
Música:
“Amor Universal” – Patati e Patatá
Amor UniversalPatati e PatataTodo mundo precisa de carinhoDe um sorriso, de amor e de atenção Às vezes até de um colinho De um abraço pra sentir o coração É bom ter você aqui comigo Bem pertinho sentindo esta emoção Bate alegre o meu coraçãozinho Nas batidas do seu coração |
Imagine o mundo inteiro Ouvindo esta nossa canção E dizendo eu te amo No idioma de cada nação I love you diz o inglês Ich liebe dich fala o alemão Je t'aime je t'aime diz o frânces Ai shiteiru se fala no japão Io te amo em italiano Ana bahebak falam nas arábias Yo te quiero em espanhol E no brasil, te amo, te amo |
10h: 30min - Lanche
Especial Para as Mães.
11h
- Encerramento:
EQUIPE
DE APOIO:
MICROFONE: Professor José Ramos
FOTOGRAFIA: Dacilene Oliveira e Alcilene Braga
Nenhum comentário:
Postar um comentário