domingo, 10 de junho de 2012

MEIO AMBIIENTE





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PROJETO MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE:

TEMA
Resgatando e Despertando Valores Eficazes para um Planeta mais Humano.


Justificativa: Visando explorar o meio ambiente e a preservação da natureza, a valorização da água, a divisão do lixo (coleta seletiva e reciclagem) e os animais de todas as espécies. Porque vivemos em um mundo em que é preciso "cuidar" do meio ambiente. Precisamos plantar a semente da conscientização desde já, para que as crianças de hoje sejam conscientes adultos de amanhã.
Objetivo geral: Este projeto tem como objetivo conscientizar as crianças da importância de cuidarmos do meio ambiente.
Objetivo específico:
Explorar o meio ambiente;
Incentivar o cuidado ao ambiente em que vivemos;
Desenvolver a percepção visual, auditiva e motora;
        Explorar  a imaginação e a criatividade;
        Aprimorar a motricidade ampla e fina e
      Proporcionar novos conhecimentos e vivências.
Atividade desencadeadora: Hora do Conto com o livro Chapeuzinho vermelho – Ambiente – Paisagem – Lugar.
Metodologia:
  • Pintura com tinta
Período: Junho a setembro


  


  • Atividades com sucata
  • Confecção de carimbos
  • Recorte e colagem
  • Contação de histórias
  • Confecção de mascaras
  • Oficina de criação
  • Cartazes
  • Criação de um mascote da turma
  • Ornamentação de lixeiras
  • Jogos
  • Passeio pela escola
  • Slides sobre o lugar onde mora (país, estado, cidade, bairro)
  • Estudo de Mapas do Brasil e do Estado do Acre



Atividade de culminância (encerramento):  
Passeio pelo bairro

Meio Ambiente 

 O meio ambiente é um tema transversal, que deve ser explorado nas diversas disciplinas. E para orientar você sobre como fazer a gestão da aprendizagem deste assunto tão importante, preparamos este especial. Confira abaixo reportagens e entrevistas sobre como incluir o tema no dia a dia da escola e sequências didáticas para trabalhá-lo em cada etapa de ensino. Boa leitura!

Língua Portuguesa/Música/Geografia
Conteúdo - 3º ou 4º anos
Paisagem local - espaço e lugar

Valorizar os hinos brasileiros; estabelecer relações entre os hinos e nossas identidades. Conhecer diferentes hinos praticados do povo brasileiro; interpretar o Hino Nacional e outros hinos.

CIÊNCIAS

Conteúdo - 1º ao 5º ano
Água no cotidiano
Na primeira sequência, os estudantes vão aprender sobre a distribuição da água e seus caminhos pela natureza
A oferta de água
Na segunda sequência, os alunos discutem a disponibilidade de água própria para o consumo humano na superfície terrestre. 
O uso da água
Na terceira sequência, entram em debate os usos da água, tanto para o abastecimento doméstico como para o uso industrial e agrícola
Consumo consciente
Na quarta sequência didática,  a moçada é convidada a discutir a gestão dos recursos hídricos no Brasil e no mundo
Água e energia
Na última sequência da série, os estudantes debatem o uso da água para a produção de energia e avaliam seus limites e possibilidades. 

Geografia
-Definição de escola, cotidiano e lugar




Dia Mundial do Meio Ambiente e Ecologia

Em cinco de junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente e Ecologia. Essa data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972 a fim de chamar a atenção dos governos e das comunidades para a questão ambiental, os problemas a ela relacionados e as ações de preservação. A cada ano é selecionado um tema, que se torna foco de debates, reuniões e conferências em todo o mundo.
Princípios Gerais do Direito Ambiental
Entende-se por princípio: - a lei de caráter geral com papel fundamental no desenvolvimento de uma teoria e da qual outras leis podem ser derivadas, ou ainda, uma proposição lógica fundamental sobre a qual se apoia o raciocínio. Princípio é o alicerce ou fundamento do Direito. (Paulo Affonso Leme Machado, em Direito Ambiental Brasileiro):
As Constituições escritas inseriram o “direito à vida” no cabeçalho dos direitos individuais. No século XX deu-se um passo a mais ao se formular o conceito do “direito à qualidade de vida”.
A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, na Declaração de Estocolmo/72, salientou que o homem tem direito fundamental a “... adequadas condições de vida, em um meio ambiente de qualidade...”
Os princípios do Direito Ambiental estão voltados para a finalidade básica de proteger a vida, em qualquer forma que esta se apresente, e garantir um padrão de existência digno para os seres humanos desta e das futuras gerações, bem como de conciliar o desenvolvimento econômico ambientalmente sustentado.
As particularidades do Direito Ambiental implicam uma série de princípios diversa daquela que, usualmente, informa os demais “ramos” da ciência jurídica.
Paulo de Bessa Antunes em Direito Ambiental enumera oito princípios básicos do Direito Ambiental:
1. Direito Humano Fundamental – Os seres humanos são o centro da preocupação com o meio ambiente;
2. Democrático – O princípio democrático é aquele que assegura aos cidadãos o direito pleno de participar na elaboração das políticas públicas ambientais. Aqueles que sofrem impactos têm o direito de se manifestarem sobre ele.
3. Precaução – aplicável a impactos desconhecidos;
4. Prevenção – aplicável a impactos conhecidos;
5. Equilíbrio – todas as consequências de uma intervenção no ambiente devem ser consideradas;
6. Limite – devem ser fixados limites de emissão e lançamentos de substâncias no ambiente;
7. Responsabilidade – aquele que causa danos ao meio ambiente deve responder por suas ações: - civil, administrativa e penalmente.
8. Poluído Pagador – os custos ambientais devem ser incorporados aos preços dos produtos.
A Organização das Nações Unidas-ONU anualmente faz uma classificação dos países em que a qualidade de vida é medida, pelo menos, em três fatores:
1. Saúde;
2. Educação;
3. Produto interno bruto.
“A qualidade de vida é um elemento finalista do Poder Público, onde se unem à felicidade do indivíduo e o bem comum, com o fim de superar a estreita visão quantitativa, antes expressa no conceito de nível de vida”.
A saúde dos seres humanos não existe somente numa contraposição a não ter doenças diagnosticadas no presente. Leva-se em conta o estado dos elementos da Natureza - águas, solo, ar, flora, fauna e paisagem - para se aquilatar se esses elementos estão em estado de sanidade e de seu uso advenham saúde ou doenças e incômodos para os seres humanos.
Essa ótica influenciou a maioria dos países, e em suas Constituições passou a existir a afirmação do direito a um ambiente sadio.
1. Princípio do Direito Humano Fundamental
O primeiro e mais importante princípio do Direito Ambiental é que: o direito ao ambiente é um direito humano fundamental. Tal princípio decorre do texto expresso da Constituição Federal no artigo 225, que dispõe:
Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para os presentes e futuras gerações. Deste princípio basilar decorrem todos os demais princípios do Direito Ambiental.
Luiz Antonio Batista da Rocha –Eng. Civil – Consultor em Recursos Hídricos – Auditor Ambiental –


 

Em 5 de junho 

 Dia Mundial do Meio Ambiente e Ecologia


 Essa data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972 a fim de chamar a atenção dos governos e das comunidades para a questão ambiental, os problemas a ela relacionados e as ações de preservação. A cada ano é selecionado um tema, que se torna foco de debates, reuniões e conferências em todo o mundo.
No ano de 2006, "Cidades Verdes: Planejamento para o Planeta!" É o mote das discussões, que tratará de questões relacionadas ao meio urbano, às suas atividades e às consequências em escalas local e global.
Para que essa celebração alcance seu objetivo e desperte no indivíduo o sentimento de preocupação e pró-atividade ambiental, é necessário que se desenvolvam estratégias de conscientização dos papéis e efeitos das ações do homem no meio e que forneçam, a partir de então, subsídios para reflexão, discussões, debates e convergências de ideias. Isso posta em prática dá margem a atitudes positivas e influenciadoras, que se disseminam e alcançam escalas inimagináveis. É de fundamental importância o conhecimento dos fundamentos do Direito Ambiental.
O Direito Ambiental, como direito humano fundamental, não pode ficar subordinado às regras do Direito do proprietário ou do Direito do patrão, assim como não pode ficar subordinado às regras do Direito do Estado contra os direitos da cidadania; ao contrário, são aqueles direitos que devem se subordinar e se transformar em razão de necessidades prementes da humanidade que se refletem juridicamente na categoria dos direitos humanos fundamentais.
O desenvolvimento econômico não pode ser buscado a qualquer custo. Especialmente, a expensas da degradação do ambiente, com riscos para a saúde humana e na socialização dos custos de produção das indústrias impostos aos cidadãos de uma comunidade, através de mediadas arbitrárias dos ocupantes temporários de cargos públicos.


                                      

A importância da geografia

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A consciência dessa geografia produzida, individual e genericamente, provoca alterações na prática social cotidiana. O distanciamento das ações cotidianas […] para refletir sobre as coisas manipuladas cotidianamente, é uma pratica cotidiana necessária quando se quer elevar as ações ao nível do humano genérico, quando se quer dar um sentido social a essas ações. (CAVALCANTI, 1998, p. 123).
eclipse

Para que cada sujeito possa entender o que acontece na vida cotidiana, é fundamental que ele consiga abstrair daquilo que é o dia a dia de sua vida, das questões que acontecem no lugar em que ele vive. E, desta forma refletir se distanciando das ações corriqueiras para perceber que os acontecimentos não são simplesmente do acaso, mas que o mundo é construído socialmente, cada um realizando a sua parte – fazendo algo ou não fazendo nada. Só assim é possível compreender as coisas historicamente situadas e construídas no cotidiano da vida. De outra forma, aparecem como mágicas ou naturais tanto as coisas negativas como as positivas. A abstração permite refletir sobre o cotidiano e, com a oportunidade de ver de longe, de forma distanciada, as coisas que acontecem assumem novas feições. Quer dizer, apresentam-se em sua complexidade. As pessoas vão construindo seus espaços enquanto constroem suas vidas, suas histórias, e isso precisa ser compreendido. Neste sentido, a geografia pode contribuir para facilitar a compreensão do mundo em que o aluno vive, pois:

É uma prática social que ocorre na história cotidiana dos homens. Há uma geografia das coisas e da vida cotidianas. Essa geografia pode ser pensada ou conhecida no plano cotidiano e no do não-cotidiano, sendo que cada tipo de conhecimentos tem suas características próprias. (CAVALCANTI, 1998, p. 122).
É, portanto, um grande desafio ter as ferramentas intelectuais para se apropriar e teorizar a partir das rotinas do dia a dia. À escola, como instituição de educação formal, cabe ter o aparato metodológico para exercitar o olhar, a observação, a constatação, enfim, do que acontece no cotidiano e, assim, colocar tudo isso num contexto mais amplo que permita a superação da dimensão individual e a construção do entendimento social, colocando as questões no plano da humanidade. A citação a seguir pode explicitar mais ainda este entendimento.

Busca-se, assim, transformar os limites das experiências espaciais cotidianas e individuais em potencialidades para
o desenvolvimento do pensamento abstrato, conceitual, crítico, indispensável para desmontar, por exemplo, uma falsa
representação da realidade, ou representações superficiais ingênuas. (CAVALCANTI, 2008, p. 144).

Lugar é onde vivemos, moramos, trabalhamos, enfim, onde acontece nossa vida. Ler o mundo da vida, ler o espaço e compreender  que as paisagens que podemos ver são o resultado da vida em sociedade,
dos homens na busca pela sobrevivência e pela satisfação de suas necessidades, significa “estudar o lugar para compreender o mundo” (CALLAI, 2002).
O que acontece num determinado lugar não é resultado apenas de decisões internas, portanto associadas ao voluntarismo dos atores locais. Da mesma forma, não é apenas por decisões externas que
vêm de cima para baixo, submetendo a todos, sem a possibilidade de contestação ou de interferência desses mesmos atores locais, sujeitos que ali vivem.
A pesquisa como procedimento para conhecer o lugar pode ser uma forma de trabalhar com o mundo da vida. Para tanto, podem se levantar as seguintes questões: Como ler a realidade? O que e
como ler? Como conhecer o que está no lugar? Como entender as paisagens que ali se configuram? Como observar e reconhecer nossas histórias no espaço? Como reconhecer nos lugares os resultados
materializados de nossas vivências?
Portanto, trabalhar com uma dimensão escalar torna-se uma exigência, capaz de superar a interpretação localista e fechada que impede o encontro de explicações para o que vai acontecendo.  E a
escala social de análise precisa estar clara e referenciar todo e qualquer estudo, pois além do global/mundial e do local, temos também níveis intermediários que são o regional e o nacional. E o universal está presente em todos esses recortes, que são espaciais, mas também políticos, administrativos, culturais e sociais. Cada lugar está inserido numa rede que comporta essa escala de análise e, por isso, a articulação dos fatos, fenômenos e forças reais e/ou virtuais tem de ser reconhecida e considerada em seu contexto.
Talvez seja importante deixar claro o que se entende por escala social de análise.
Refletir sobre escola, cotidiano e lugar nos reporta a pensar no mundo da vida e na criança inserida nele e a escola passa a dar as ferramentas para que ela o interprete. Ler o mundo da vida, ler o espaço e compreender que as paisagens que podemos ver são resultado da vida em sociedade, dos homens na busca pela sobrevivência e pela satisfação de suas necessidades, poderia ser o ponto de partida para se definir a presença da geografia nos anos iniciais do ensino fundamental.
Neste sentido, cotidiano e lugar passam a ser conceitos importantes na aprendizagem escolar. E a referência teórica (da geografia) considera o espaço socialmente construído pelo trabalho e pelas formas de vida dos homens. Avançando, é importante a ideia que considera que a aprendizagem é social e acontece na interlocução dos sujeitos, estejam eles presentes fisicamente, ocupando um espaço próximo, estejam distantes, com contatos virtuais.                   
É preciso conhecer este lugar e, para isso, há que se considerar que cada sujeito vai trabalhar com seu cotidiano; ali ele “conhece tudo”, sabe o que existe e o que falta, como são as pessoas, como estão organizadas as atividades, como é o lugar, enfim. Este é um saber do senso comum, aquele que faz parte da rotina diária de vivência (sabe-se de ver, de ouvir, de contar etc.). Exatamente neste ponto reside o aspecto fundamental deste tipo de trabalho – como trabalhar o lugar, sem considerá-lo o “único”, sem pensar que as explicações estão todas ali e sem cair no risco de isolá-lo no espaço e no tempo.
          


 

Pelas ondas do saber





Conhecer, agir e transformar o ambiente.
Marsílvio Gonçalves Pereira*


Há um descuido e um descaso na salvaguarda de nossa casa comum, o planeta terra. Solos são envenenados, ares são contaminados, águas são poluídas, florestas são dizimadas, espécies de seres vivos são exterminadas; um manto de injustiça ee violência pesa sobre dois terços da humanidade. Um princípio de autodestruição está em ação, capaz de liquidar o sutil equilíbrio físico-químico e ecológico do planeta e devastar a biosfera, pondo assim em risco a continuidade do experimento da espécie Homo sapiens e demens. (Boff, 1999, p. 20).
Um tema interessante a ser trabalhado é a poluição do ar. O professor deve levar o aluno ao desenvolvimento de habilidades cognitivas, psicomotoras e afetivas, como, por exemplo, sugerir que os alunos identifiquem as fontes poluidoras de ar no ambiente em que vivem. Para motivar seus alunos à participação na atividade, o professor pode sugerir deles que ouçam e cantem a música Xote Ecológico de Luiz Gonzaga.
Xote Ecológico
Luiz Gonzaga
Não posso respirar, não posso mais nadar.
A terra tá morrendo, não dá mais
pra plantar.
Se planta não nasce se nasce não dá.
Até pinga da boa é difícil de encontrar.
Cadê a flor que estava ali?
Poluição comeu.
E o peixe que é do mar?
Poluição comeu.
E o verde onde que está?
Poluição comeu.
Nem o Chico Mendes sobreviveu.
A terra tá morrendo, não dá mais
pra plantar.
Se planta não nasce se nasce não dá.
Até pinga da boa é difícil de encontrar.
Cadê a flor que estava ali?
Poluição comeu.
E o peixe que é do mar?
Poluição comeu.
E o verde onde que está?
Poluição comeu.
Nem o Chico Mendes sobreviveu.
 

A partir desta canção, uma situação-problema pode ser apresentada aos alunos: o ar que nos rodeia exerce funções importantíssimas na manutenção da vida na terra. Os seres vivos utilizam os gases componentes do ar para diferentes finalidades, dentre elas, a respiração. No entanto, o homem tem lançado, na atmosfera, resíduos ou outros materiais provenientes do processo de fabricação ou usados em suas atividades, que alteram a qualidade do ar, tornando-o prejudicial ao próprio homem, a outros animais ou a qualquer ser vivo. A atividade aqui proposta vai tratar exatamente dessa temática, ou seja, da poluição do ar. É interessante iniciar investigando sobre o conhecimento espontâneo que a criança tem em relação ao tema em estudo, e daí realizar as aproximações necessárias destas com o conhecimento científico específico. Isto pode ser feito através de exercícios de pintura/desenho, exercícios escritos, leituras dinâmicas, dentre vários recursos metodológicos.
A própria discussão a partir da problemática que a música oferece é uma oportunidade de identificar as formas de pensar dos alunos. O professor pode agora lançar um desafio aos alunos, propondo que eles pesquisem e desenvolvam algum experimento para identificar fontes e poluentes do ar que eles ou outras pessoas respiram.
Outra atividade interessante, envolvendo música e integrando Ciências com Língua Portuguesa, que pode ser desenvolvida com os alunos da 4a e 5a série, está relacionada ao assunto tipos de fontes de energia. O objetivo é oferecer uma oportunidade para o aluno desenvolver a habilidade de expressão oral e escrita, trabalhando um conteúdo da área ambiental.
Alguns materiais que devem ser providenciados para o desenvolvimento da atividade: pequeno texto sobre tipos de fontes energéticas e seu uso (pode ser encontrado no livro didático); recortes coloridos de revistas e jornais com ilustrações de tipos de fontes de energia; cartolina; pincéis multicoloridos; letra da música Luz do sol; CD com a gravação da música a ser trabalhada; toca-CD; giz, apagador e lousa.
O método aqui proposto é o MOF (mostrar, ouvir e falar). A metodologia deve ser desenvolvida em duas etapas.
Na primeira etapa, o professor organiza a turma em equipes de três ou quatro alunos e solicita a leitura oral do texto em cada equipe. Depois, pede que os alunos respondam a seguinte pergunta (apresentada na lousa): O que são fontes energéticas renováveis e não renováveis?
Após distribuir os recortes coloridos sobre o assunto entre as equipes, solicita aos alunos que classifiquem o material recebido quanto à representação do tipo de fonte energética e seu uso. Cada equipe deve organizar cartazes com a elaboração de frases ou de pequenos textos explicativos relacionados ao material que será apresentado, de modo a destacar o tipo de fonte energética que representa o material e a importância de seu uso pelo homem. Para
terminar esta primeira etapa, o professor organiza a apresentação dos cartazes por equipe (momento da externalização do saber – mostrar, ouvir e falar) e monta um quadro na lousa para fazer anotações e discutir com os alunos os resultados obtidos.
Na segunda etapa, o professor deve distribuir a cópia da música (ver logo abaixo), solicitar uma leitura oral, que escutem a música(momento do ouvir) e depois cantem com o CD. Então, apresenta aos alunos as seguintes perguntas: Qual a fonte ou quais as fontes de energia que você consegue identificar na música? O que você destacaria na
letra da música que tem relação com o assunto da aula e por quê?
Finalmente, o professor deve conduzir a discussão dos resultados com seus alunos. Para isso as respostas devem ser organizadas na lousa.
 BARRINHAS
Luz do Sol - Caetano Veloso
BARRINHAS









Que a folha traga e traduz
Em verde novo
Em folha, em graça, em vida,
em força, em luz.
Céu azul que vem até
Onde os pés tocam na terra
E a terra inspira e exala seus azuis
Reza, reza o rio.
Córrego pro rio, o rio pro mar
Reza correnteza, roça a beira
doura a areia
Marcha o homem sobre o chão
Leva no coração uma ferida acesa
Dono do sim e do não
Diante da visão da infinita beleza
Finda por ferir com a mão essa delicadeza
Coisa mais querida, a glória da vida
Luz do Sol que a folha traga e traduz.
Em verde novo, em folha, em graça, em vida
Em força, em luz.



Meio ambiente, por que cuidar?

 
Há uma grave crise civilizacional instalada, que pode ser traduzida pelas palavras de Boff (1999, p. 18):
[...] o sintoma mais doloroso, já constatado há décadas por sérios analistas e pensadores contemporâneos, é um
difuso mal-estar da civilização. Aparece sob o fenômeno do descuido, do descaso e do abandono, numa palavra,
da falta de cuidado.

Do século XX para cá, o homem tem acelerado o processo de alteração profunda e destruição do meio ambiente, ao ponto de perceber que a necessidade de salvar o planeta é um aspecto que está diretamente relacionado com a sobrevivência da espécie humana e de todos os organismos vivos. Daí a evidência da importância que tem o processo de ensino e aprendizagem em Ciências, voltado para uma compreensão pública da Ciência, que lança mão do conhecimento científico numa perspectiva do movimento ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA). Isto é constatado quando...

[...] a sua presença reiterada indica a importância da ciência e da tecnologia na nossa vida diária, nas decisões e nos
caminhos que a sociedade pode tomar e na necessidade de uma análise cuidadosa e persistente do que é apresentado
ao cidadão (Krasilchick; Marandino, 2007, p. 21).

Neste sentido é que o tratamento de temas ambientais pode contribuir com a conscientização e sensibilização dos atores sociais frente aos problemas e às soluções que são produzidas no âmbito da Ciência e Tecnologia. Neste contexto, a escola tem um papel muito importante como um espaço que pode trazer para o centro da discussão questões ambientais importantes, como sustentabilidade ambiental e desenvolvimento sustentável, como cuidar de nossa água, do ar, da terra, dos seres vivos, de nossos alimentos, de nossa casa, de nosso corpo, de nossa comunidade e de nossa escola; enfim, do mundo em que vivemos.
Finalizo este capítulo da mesma forma como o comecei, convidando o professor a refletir sobre o significado e a importância das palavras que Leonardo Boff (1999, p. 135) nos apresenta:

O cuidado com a Terra representa o global. O cuidado com o próprio nicho ecológico representa o local. O ser humano
tem os pés no chão (local) e a cabeça aberta para o infinito (global). O coração une chão e infinito, abismo e estrelas,
local e global. A lógica do coração é a capacidade de encontrar a justa medida e construir o equilíbrio dinâmico.

Portanto, é tarefa fundamental do educador orientar as crianças de hoje a construírem significados, seguros e necessários, para que façam suas opções e consolidem seus valores, podendo fazer suas escolhas.
                 BARRINHAS      
                            
O HOMEM DEU NOME A TODOS ANIMAIS

Zé Ramalho
O homem deu nome a todos animais
desde o início, desde o início
O homem deu nome a todos animais
desde o início, há muito tempo atrás

o homem deu nome a todos animais
desde o início, desde início
o homem deu nome a todos animais
desde o início, há muito tempo atrás

viu um animal com tal poder
garras afiadas e um porte
quando rugia, tremia o chão
disse com razão: chamar-se-á leão

o homem deu nome a todos animais
desde o início, desde o início
o homem deu nome a todos animais
desde o início, há muito tempo atrás

viu um animal que era tão manso
puro, lindo, nenhum mal fará
mas seu predador, que não é bobo
vou chamar de lobo e sempre o caçará
era a ovelha

o homem deu nome a todos animais
desde o início, desde o início
o homem deu nome a todos animais
desde o início, há muito tempo atrás
O homem deu nome a todos animais
desde o início, desde o início
o homem deu nome a todos animais
desde o início, há muito tempo atrás

viu outro animal se alimentar
no peito da mãe, seu leite a sugar
viu que aquela fêmea não é fraca
d'outras se destaca e a chamou de vaca

o homem deu nome a todos animais
desde o início, desde o início
o homem deu nome a todos os animais
desde o início, há muito tempo atrás

viu uma criatura se arrastando
no chão, sibilando lentamente
só não percebeu foi o veneno
dentro de seu início
o homem deu nome a todos animais
desde o início, há muito tempo atrás

o homem deu nome a todos animais...              

 BARRINHAS
ABSURDO - Vanessa da Mata
Havia tanto pra lhe contar
A natureza
Mudava a forma o estado e o lugar
Era absurdo

Havia tanto pra lhe mostrar
Era tão belo
Mas olhe agora o estrago em que está

Tapetes fartos de folhas e flores
O chão do mundo se varre aqui
Essa ideia do natural ser sujo
Do inorgânico não se faz

Destruição é reflexo do humano
Se a ambição desumana o Ser
Essa imagem de infértil deserto
Nunca pensei que chegasse aqui

Autodestrutivos,
Falsas vitimas nocivas?

Havia tanto pra aproveitar
Sem poderio
Tantas histórias, tantos sabores
Capins dourados

Havia tanto pra respirar
Era tão fino
Naqueles rios a gente banhava

Desmatam tudo e reclamam do tempo
Que ironia conflitante ser
Desequilíbrio que alimenta as pragas
Alterado grão, alterado pão

Sujamos rios, dependemos das águas
Tanto faz os meios violentos
Luxúria é ética do perverso vivo
Morto por dinheiro

Cores, tantas cores
Tais belezas
Foram-se
Versos e estrelas
Tantas fadas que eu não vi

Falsos bens, progresso?
Com a mãe, ingratidão
Deram o galinheiro
Pra raposa vigiar

BARRINHAS


TEMPOS MODERNOS – MARISA MONTE
FLOATIESEu vejo a vida melhor no futuro
Eu vejo isso por cima do muro
de hipocrisia que insiste em nos rodear
Eu vejo a vida mais farta e clara
Repleta de toda a satisfação
Que se tem direito
Do firmamento ao chão
Eu quero crer no amor numa boa
E que isso valha prá qualquer pessoa
Que realizar a força que tem uma paixão
Eu vejo um novo começo de era
De gente fina, elegante e sincera
Com habilidade pra dizer mais sim do que não
Hoje o tempo voa amor
Escorre pelas mãos
Mesmo sem se sentir
E não há tempo que volte amor
Vamos viver tudo o que há prá viver
Vamos nos permitir

Brasil será sede do Dia Mundial do Meio Ambiente de  2012

Tema: Economia Verde

 

            O anúncio oficial foi feito pelo Diretor Executivo do PNUMA e pela Ministra do Meio Ambiente do Brasil durante coletiva de imprensa realizada na sede do PNUMA em Nairóbi. (Quênia), 22 de fevereiro de 2012 ¨C O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) anunciou hoje que o Brasil, dono de uma das economias que crescem mais rápido no mundo, será a sede das celebrações globais do Dia Mundial do Meio Ambiente (WED, na sigla em inglês), comemorado anualmente no dia 5 de junho. O tema deste ano: “Economia Verde: Ela te inclui?” Convida o mundo a avaliar onde a Economia Verde está no dia a dia de cada um e estimar se o desenvolvimento, pelo caminho da Economia Verde, abrange os resultados sociais, econômicos e ambientais necessários em um mundo de 7 bilhões de pessoas, que deve chegar a 9 bilhões de pessoas em 2050.
            O Brasil foi sede do WED em 1992, durante a Cúpula da Terra, quando chefes de Estado, líderes mundiais, oficiais de governo e organizações internacionais se encontraram para reorientar, recalibrar e traçar um caminho rumo ao desenvolvimento sustentável. “Ao celebrar o WED no Brasil em 2012, estamos voltando às raízes do desenvolvimento sustentável contemporâneo para criar um novo caminho que reflita as realidades, mas também as oportunidades do novo século”, declarou  Achim Steiner, Subsecretário Geral da ONU e Diretor Executivo do PNUMA. “Três semanas após o WED, o Brasil receberá a Rio+20, onde líderes mundiais e nações se reencontrarão para desenhar um futuro que faça do desenvolvimento sustentável uma prática bem-sucedida. Com um futuro que pode fazer crescer economias e gerar trabalhos decentes sem pressionar os limites do planeta”, adicionou. O Brasil tem o quinto maior território do mundo, com quase 8,5 milhões de Km2 onde vivem mais de 200 milhões de pessoas, o que o torna o quinto país mais populoso do mundo. Em anos recentes, o Brasil deu grandes passos para resolver problemas como o desmatamento da Amazônia por meio do monitoramento da região. Estimativas mostram que o Brasil alcançou uma redução significativa de gases causadores de efeito estufa como resultado da redução das taxas de desmatamento.
            Segundo o relatório do PNUMA chamado Economia Verde: Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável e a Erradicação da Pobreza, o Brasil tem tido uma posição de destaque na construção de uma economia que inclui a reciclagem, a energia renovável e a geração de empregos verdes.
            A indústria de reciclagem do Brasil gera um retorno de dois bilhões de dólares, ao passo que reduz as emissões de gases de efeito estufa em dez milhões de toneladas. Só no Brasil, na China e nos Estados Unidos, a reciclagem, em todas as suas formas, já emprega doze milhões de pessoas. O Brasil é também líder na produção sustentável de etanol como combustível de veículos e está se expandindo em outras formas de energia renovável como a eólica e solar.        Recentemente, a construção de 500.000 novas casas com instalações de painéis solares no Brasil gerou 300 mil novos empregos. “Nós estamos muito felizes por sediar a celebração global pelo meio ambiente. O Dia Mundial do Meio Ambiente no Brasil será uma grande oportunidade para apresentar os aspectos ambientais do Desenvolvimento Sustentável nas semanas que antecedem a Conferência Rio+20”, declarou a Ministra do Meio Ambiente do Brasil, Izabella Teixeira, que esta semana está participando da Sessão Especial do Conselho Administrativo do PNUMA em Nairóbi, Quênia. “A história do Brasil, com a complexidade de sua economia diversa e dinâmica, a sua riqueza de recursos naturais e seu atual papel nas relações internacionais, oferece uma perspectiva única por meio da qual um resultado amplo e transformador se tornará possível na Rio+20”, adicionou Achim Steiner. “O forte comprometimento do Brasil com a equidade social e seu papel de destaque entre economias desenvolvidas e em desenvolvimento, pode guiar e moldar debates”.
            “O conceito contemporâneo de desenvolvimento sustentável nasceu no Brasil e podemos considerar que o potencial que esse modelo apresenta para responder a desafios e oportunidades futuras serão definidas no Brasil daqui a quatro meses”, completou Steiner. As celebrações do WED no Brasil, na semana do dia 5 de junho, é parte de milhares de eventos que acontecem no mundo todo. O WED 2012 vai enfatizar o modo como ações individuais podem ter um impacto exponencial, com uma variedade de atividades que vão desde uma maratona até mutirões de limpeza, competições entre blogueiros, exibições, seminários, campanhas nacionais e internacionais e muito mais. A Kia Motors, a segunda maior produtora de carros da República da Coreia, doou cinco veículos ao PNUMA em resposta ao tema do WED 2012 ¨C Economia Verde: E, marcando o comprometimento da Kia com a sustentabilidade ambiental. Os carros incluem o Kia Rios e um Kia Optima Híbrido 2012, escolhidos pela comprovada eficiência de combustível. “Ao participar de parcerias ambientais como esta com o PNUMA, temos o objetivo de apoiar esforços para solucionar os desafios ambientais globais”, disse Soon-Nam Lee, Diretor de Marketing Exterior da Kia Motors. “O tema deste ano ressoa os objetivos principais da nossa gerência ambiental de alcançar menores emissões de carbono e eficiência de recursos e colocar o meio ambiente à frente de todas as nossas atividades corporativas”. Achim Steiner aproveitou a oportunidade para agradecer ao apoio da Kia e informou que o PNUMA e a Kia lançarão uma competição mundial em que organizações e grupos de todos os setores da sociedade poderão ganhar um dos veículos. O PNUMA anunciará maiores detalhes sobre a competição no próximo mês no site oficial.
Fonte: www.unep.org


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Povos da floresta

            A síntese das relações entre os povos da floresta e da cidade e que nossa união depende de nossa capacidade de respeitar  a adversidade.  A sabedoria cultural e a sabedoria dos povos da floresta é algo extraordinário para nós da cidade. A capacidade de acolher os povos da floresta quando precisam fazer uma passagem para buscar acesso aos bens básicos e voltar para preservar a sua cultura  e a sua identidade em seu ambiente, é algo fantástico. No passado se negava o índio, o ribeirinho, os habitantes das reservas. Queriam substituir  a floresta amazônica pelo modelo  velho oeste em que se destruía a mata nativa para colocar a pecuária como única alternativa.
Hoje nós vivemos com a valorização dos recursos naturais e o aproveitamento da inteligência humana diante dos potenciais e identidade da nossa região.




 






 FLOATIES





ACRE




CRIAÇÃO DE FLORESTAS ESTADUAIS




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