terça-feira, 24 de julho de 2012

PROJETO CULTURA BRASILEIRA


Blogger: Raimunda Balbino no Mundo Digital




PROJETO DIDÁTICO

 

 
A CULTURA AFRO-BRASILEIRA


 


 

 

1.    APRESENTAÇÃO

De acordo com a lei 10.639 de 9/01/2003, faz-se necessário e obrigatório o estudo da cultura Afro – Brasileira na formação do educando. Os conteúdos curriculares para essa formação estarão voltados para o reconhecimento da influência, da diversidade e da riqueza da Cultura brasileira, tendo-se em conta a repercussão diária em nossa vida, seja na música, na dança, na O presente projeto visa além de despertar no educando o senso crítico sobre os problemas sócio-culturais afrodescendentes, estará voltado para o estimulo e o interesse na discussão para a solução de problemas relacionados ao racismo e outros tipos de discriminações com vistas a um modelo mais  justo de convivência social.

2. PÚBLICO ALVO

- Alunos de 1º a  5º Ano do Ensino Fundamental

3- TEMA

- A Cultura Afro-Brasileira

4. CONTEÚDOS DE ENSINO


1º e 2º Ano
- Estudo da escravidão no Brasil.
- Abolição da escravatura.
- Zumbi e o quilombo dos palmares.

3º Ano
- A escravidão no mundo.
- Personalidades negras brasileiras.
- A influência negra na culinária brasileira.

4º Ano
- A influência negra na dança brasileira.
- A influência negra na música do Brasil.
- O negro na política brasileira.

5º Ano
- A religião afro-brasileira.

- O racismo no Brasil.

4. MÍDIAS DISPINÍVEIS PARA INTEGRAR

- TV, vídeo, rádio, Internet e o Livro Didático


5. OBJETIVOS

- Estudar a História do Brasil;
- Compreender a presença do Negro no espaço brasileiro;
- Verificar que a população brasileira é composta por uma miscigenação;
- Conhecer a origem e o preparo de pratos típicos da cozinha brasileira originada da cultura africana
- Descobrir e valorizar o significado e a origem das manifestações populares afro-brasileira;
- Criticar os preconceitos inseridos nas manifestações populares afro-brasileiras;
- Verificar por meio da história, a contribuição cultural trazida para o Brasil pelo povo africano;
- Despertar, no aluno, o sendo crítico desprovido de preconceitos e repleto de uma consciência que respeite a diferença cultural entre as diversas raças da nossa população.
- Preservar e promover o patrimônio cultural afro-brasileiro.

6. METODOLOGIA

O Projeto será realizado por meio de:
- Aulas expositivas;
- Leitura e interpretação dos Textos;
- Utilização de recursos didáticos diversos
- Estimulação de debates e discussões sobre as diferenças socioeconômicas  e culturais entre negros e brancos;
- Estudo da historia negra no Brasil, desde sua chegada, para o trabalho escravo, até os dias atuais.
- Filmes que estimulem discussão sobre o assunto;
- Entrevistas com profissionais afrodescendentes;
- Criação de uma campanha publicitária contra o racismo;
- Elaboração de cardápios.

7. RESULTADOS ESPERADOS

Que os alunos compreendam a produção cultural africana, bem como a sua difusão no Brasil e no mundo.



8. CRONOGRAMA:

Agosto a Novembro de 2012




9. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

O processo de avaliação será contínuo, permanente e cumulativo observando-se as mudanças de comportamento ético e social dos alunos, a participação e o envolvimento no trabalho em grupo, respeito e solidariedade com que tratarão o processo social e a organização dos trabalha os seja em sala de aula ou extraclasse sobre a cultura Afro - Brasileira.







Abolição da escravatura

ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA

Liberdade para todos os povos!

No dia 13 de maio de 1888, a princesa Isabel assinou a Lei Áurea, extinguindo a escravidão no Brasil! Os escravos por fim conseguiram suas alforrias (libertação).

A abolição da escravatura não aconteceu do dia para noite, vários movimentos antecederam a data. 3 anos antes em 1885, foi aprovada a Lei dos Sexagenários. Pela lei os escravos ao completarem 60 anos eram libertos. Esta era uma forma de ir gradualmente extinguindo com a escravatura.

Você também deve ter ouvido falar da Lei do Ventre Livre. Os filhos nascidos depois do dia 28 de setembro de 1871, após completarem 8 anos poderiam ser libertados caso o proprietário concordasse. O proprietário recebia uma indenização do governo, que criou este mecanismo como um instrumento de incentivo a libertação dos escravos!

Fonte:http://www.smartkids.com.br/


Aos alunos do 1º ano – Quilombos dos Palmares (Zumbi)

Queridos alunos, leiam o texto sobre palmares e a letra e por meio da música conheçam um pouco da história de Zumbi.
Quilombo dos Palmares
A palavra quilombo se refere ao local para onde os escravos, negros em sua maioria, se abrigavam ao fugirem de fazendas e engenhos, locais onde trabalhavam constantemente. O Quilombo dos Palmares foi o abrigo escravo mais importante que se sabe. Localizava-se na Serra da Barriga em Alagoas, com aproximadamente vinte mil fugitivos.
Em 1630, a população do Quilombo dos Palmares teve considerável crescimento, pois foi o período em que os holandeses invadiram a região de Pernambuco e os senhores de engenho bem como os proprietários de terras abandonaram suas propriedades, o que facilitou a fuga dos seus escravos.
Zumbi, negro nascido livre dentro do quilombo, foi capturado aos seis anos e entregue a um missionário português que lhe ensinou o português, o latim e a celebração de missas. Muito ágil e esperto, fugiu em 1670 e retornou ao quilombo onde se tornou um respeitado líder.
Em 06 de fevereiro de 1694, o Quilombo dos Palmares foi invadido e destruído por holandeses e pelo exército pernambucano. Zumbi não foi capturado na destruição do quilombo, mas em 20 de novembro de 1695 foi morto numa emboscada e teve sua cabeça exposta em praça pública para amedrontar os demais negros e dar aos fazendeiros e senhores de engenho o gosto da vingança por seus escravos fugitivos.
Depois de destruído, o Quilombo dos Palmares tornou-se referência e símbolo da luta de um povo que buscava sua liberdade bem como a restauração de seus costumes. Zumbi tornou-se símbolo da Consciência Negra que é celebrada em 20 de novembro, dia em que Zumbi foi morto. (Extraído de: http://www.alunosonline.com.br/historia/quilombo-dos-palmaress/)


1655 - Zumbi - Vibrações Rasta

Em 1655 nasce um negro pronto pra resistir
Enquanto escravo ele era Francisco
Mas se rebelou e se tornou zumbi
Quem é que quer ser dominado, tirado do seu lar ?
Quem é que quer ser explorado, forçado a trabalhar ?
Corre nego, da chibatada
Corre nego, a senzala ta liberada
Zumbi, sei que está aqui
Zumbi, não me deixe desistir
Ganga-zumba, não podemos parar
Ganga-zumba, temos muitos irmãos a libertar
Alagoas tem o poder (essa terra)
Aqui foi tomada a iniciativa
Essa terra tem o poder (alagoas)
E hoje eu chamo de minha terra nativa
Mas sei que fui trazido escravizado num navio negreiro
Lembro que fui mantido encarcerado e trocado por dinheiro
Corre nego, da chibatada
Corre nego, a senzala ta liberada
Lembra de Acotirene, quando dizia que o quilombo dos Palmares não iria acabar?
Eu acredito nela
Zumbi, eu não desisti
Ganga-zumba , eu não desisti.





























Nenhum comentário:

Postar um comentário