Blogger: Raimunda Balbino no Mundo Digital
PROJETO DIDÁTICO
A CULTURA AFRO-BRASILEIRA
1.
APRESENTAÇÃO
De acordo com a lei 10.639 de 9/01/2003, faz-se
necessário e obrigatório o estudo da cultura Afro – Brasileira na formação do
educando. Os conteúdos curriculares para essa formação estarão voltados para o
reconhecimento da influência, da diversidade e da riqueza da Cultura
brasileira, tendo-se em conta a repercussão diária em nossa vida, seja na
música, na dança, na O presente projeto visa além de despertar no educando o
senso crítico sobre os problemas sócio-culturais afrodescendentes, estará
voltado para o estimulo e o interesse na discussão para a solução de problemas
relacionados ao racismo e outros tipos de discriminações com vistas a um modelo
mais justo de convivência social.
2. PÚBLICO ALVO
- Alunos de 1º a
5º Ano do Ensino Fundamental
3- TEMA
-
A Cultura Afro-Brasileira
4. CONTEÚDOS DE ENSINO
1º e 2º Ano
-
Estudo da escravidão no Brasil.
-
Abolição da escravatura.
-
Zumbi e o quilombo dos palmares.
3º Ano
-
A escravidão no mundo.
-
Personalidades negras brasileiras.
-
A influência negra na culinária brasileira.
4º Ano
-
A influência negra na dança brasileira.
-
A influência negra na música do Brasil.
-
O negro na política brasileira.
5º Ano
-
A religião afro-brasileira.
-
O racismo no Brasil.
4. MÍDIAS DISPINÍVEIS PARA INTEGRAR
-
TV, vídeo, rádio, Internet e o Livro Didático
5. OBJETIVOS
- Estudar a História do Brasil;
- Compreender a presença do Negro
no espaço brasileiro;
- Verificar que a população
brasileira é composta por uma miscigenação;
- Conhecer a origem e o preparo de
pratos típicos da cozinha brasileira originada da cultura africana
- Descobrir e valorizar o
significado e a origem das manifestações populares afro-brasileira;
- Criticar os preconceitos
inseridos nas manifestações populares afro-brasileiras;
- Verificar por meio da história,
a contribuição cultural trazida para o Brasil pelo povo africano;
- Despertar, no aluno, o sendo
crítico desprovido de preconceitos e repleto de uma consciência que respeite a
diferença cultural entre as diversas raças da nossa população.
- Preservar e promover o
patrimônio cultural afro-brasileiro.
6. METODOLOGIA
O
Projeto será realizado por meio de:
- Aulas expositivas;
- Leitura e interpretação dos
Textos;
- Utilização de recursos didáticos
diversos
- Estimulação de debates e discussões
sobre as diferenças socioeconômicas e
culturais entre negros e brancos;
- Estudo da historia negra no
Brasil, desde sua chegada, para o trabalho escravo, até os dias atuais.
- Filmes que estimulem discussão
sobre o assunto;
- Entrevistas com profissionais
afrodescendentes;
- Criação de uma campanha
publicitária contra o racismo;
- Elaboração de cardápios.
7. RESULTADOS ESPERADOS
Que os alunos compreendam a produção cultural
africana, bem como a sua difusão no Brasil e no mundo.
8. CRONOGRAMA:
Agosto a Novembro
de 2012
9. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
O processo de avaliação será contínuo, permanente e
cumulativo observando-se as mudanças de comportamento ético e social dos
alunos, a participação e o envolvimento no trabalho em grupo, respeito e
solidariedade com que tratarão o processo social e a organização dos trabalha
os seja em sala de aula ou extraclasse sobre a cultura Afro - Brasileira.
Abolição da escravatura
Liberdade para todos os povos!
No
dia 13 de maio de 1888, a princesa Isabel assinou a Lei Áurea,
extinguindo a escravidão no Brasil! Os escravos por fim conseguiram suas
alforrias (libertação).
A abolição da escravatura não aconteceu do dia para noite, vários movimentos antecederam a data. 3 anos antes em 1885, foi aprovada a Lei dos Sexagenários. Pela lei os escravos ao completarem 60 anos eram libertos. Esta era uma forma de ir gradualmente extinguindo com a escravatura.
Você também deve ter ouvido falar da Lei do Ventre Livre. Os filhos nascidos depois do dia 28 de setembro de 1871, após completarem 8 anos poderiam ser libertados caso o proprietário concordasse. O proprietário recebia uma indenização do governo, que criou este mecanismo como um instrumento de incentivo a libertação dos escravos!
Fonte:http://www.smartkids.com.br/
A abolição da escravatura não aconteceu do dia para noite, vários movimentos antecederam a data. 3 anos antes em 1885, foi aprovada a Lei dos Sexagenários. Pela lei os escravos ao completarem 60 anos eram libertos. Esta era uma forma de ir gradualmente extinguindo com a escravatura.
Você também deve ter ouvido falar da Lei do Ventre Livre. Os filhos nascidos depois do dia 28 de setembro de 1871, após completarem 8 anos poderiam ser libertados caso o proprietário concordasse. O proprietário recebia uma indenização do governo, que criou este mecanismo como um instrumento de incentivo a libertação dos escravos!
Fonte:http://www.smartkids.com.br/
Aos alunos do 1º ano – Quilombos dos Palmares (Zumbi)
Quilombo dos Palmares
A palavra quilombo se refere ao local para onde os escravos, negros em sua maioria, se abrigavam ao fugirem de fazendas e engenhos, locais onde trabalhavam constantemente. O Quilombo dos Palmares foi o abrigo escravo mais importante que se sabe. Localizava-se na Serra da Barriga em Alagoas, com aproximadamente vinte mil fugitivos.
Em 1630, a população do Quilombo dos Palmares teve considerável crescimento, pois foi o período em que os holandeses invadiram a região de Pernambuco e os senhores de engenho bem como os proprietários de terras abandonaram suas propriedades, o que facilitou a fuga dos seus escravos.
Zumbi, negro nascido livre dentro do quilombo, foi capturado aos seis anos e entregue a um missionário português que lhe ensinou o português, o latim e a celebração de missas. Muito ágil e esperto, fugiu em 1670 e retornou ao quilombo onde se tornou um respeitado líder.
Em 06 de fevereiro de 1694, o Quilombo dos Palmares foi invadido e destruído por holandeses e pelo exército pernambucano. Zumbi não foi capturado na destruição do quilombo, mas em 20 de novembro de 1695 foi morto numa emboscada e teve sua cabeça exposta em praça pública para amedrontar os demais negros e dar aos fazendeiros e senhores de engenho o gosto da vingança por seus escravos fugitivos.
Depois de destruído, o Quilombo dos Palmares tornou-se referência e símbolo da luta de um povo que buscava sua liberdade bem como a restauração de seus costumes. Zumbi tornou-se símbolo da Consciência Negra que é celebrada em 20 de novembro, dia em que Zumbi foi morto. (Extraído de: http://www.alunosonline.com.br/historia/quilombo-dos-palmaress/)
1655 - Zumbi - Vibrações Rasta
Em 1655 nasce um negro pronto pra resistirEnquanto escravo ele era Francisco
Mas se rebelou e se tornou zumbi
Quem é que quer ser dominado, tirado do seu lar ?
Quem é que quer ser explorado, forçado a trabalhar ?
Corre nego, da chibatada
Corre nego, a senzala ta liberada
Zumbi, sei que está aqui
Zumbi, não me deixe desistir
Ganga-zumba, não podemos parar
Ganga-zumba, temos muitos irmãos a libertar
Alagoas tem o poder (essa terra)
Aqui foi tomada a iniciativa
Essa terra tem o poder (alagoas)
E hoje eu chamo de minha terra nativa
Mas sei que fui trazido escravizado num navio negreiro
Lembro que fui mantido encarcerado e trocado por dinheiro
Corre nego, da chibatada
Corre nego, a senzala ta liberada
Lembra de Acotirene, quando dizia que o quilombo dos Palmares não iria acabar?
Eu acredito nela
Zumbi, eu não desisti
Ganga-zumba , eu não desisti.
Nenhum comentário:
Postar um comentário