quinta-feira, 9 de agosto de 2012

PROJETO DIDÁTICO


Este é mais um Projeto  Didático que a equipe pedagógica da escola Maria Raimunda Balbino pretende desenvolver no período de agosto a novembro de 2012. Trata-se do Projeto A Cultura do Povo Brasileiro que irá abranger  o Projeto Folclore até o 20 de novembro.  

Nessa postagem vocês terão uma pequena parte do projeto  as partes principais do Projeto. No decorrer da semana postarei os anexos deste e os outros projetos menores que estão embutidos no projeto macro " A cultura do Povo Brasileiro".

ANO LETIVO-2012

  Banner do Projeto
 
 Venham enfim as altas alegrias,
As ardentes auroras, as noites calmas,
Venha à paz desejada, as harmonias,
E o resgate do fruto, e a flor das almas.
                     (...)
SUB-TEMA

CONHECENDO E VALORIZANDO NOSSAS RAIZES.

 
II Banner com elementos afro e algumas belezas naturais brasileira

AGRADECIMENTO

A NAÇÃO BRASILEIRA AGRADECE A NAÇÃO AFRICANA PELO VALOROSO TRIBUTO  A NOSSA  CULTURA  EM TODAS AS SUAS  MANIFESTAÇÃO ARTISTICAS, CULTURAIS E RELIGIOSAS  DEIXADA PELOS SEUS ANCESTRAIS  AO POVO BRASILEIRO 


                                       III Banner
Este banner tem muitos significados, no alto temos a Bandeira da África, representando os povos africanos, abaixo temos uma gravura representando o oceano de incomensurável grandeza cujos cativos necessitavam vencer para chegar ao solo brasileiro, que é representado pela Bandeira do Brasil, em seguida temos uma pombinha branca simbolizando  a paz, sonho acalentado por muitas pessoas de hoje e  de outrora. A paz entre as nações ou a paz mundial é o bem que se deseja alcançar para que a vida no planeta torne-se mais harmoniosa e o ser humano possa tornar-se mais fraterno com os seus semelhantes. Finalizando  a imagem aparece o primeiro banner representado todas as contribuições (na dança, na culinária, na medicina popular  etc.) que o povos africano deixaou como legado inenarrável ao povo brasileiro.

Responsáveis pelo Projeto 
 Coordenação Pedagógica da Escola Maria Raimunda Balbino

 
1.    APRESENTAÇÃO

De acordo com a lei 10.639 de 9/01/2003, faz-se necessário e obrigatório o estudo da cultura Afro – Brasileira na formação do educando. Os conteúdos curriculares para essa formação estarão voltados para o reconhecimento da influência, da diversidade e da riqueza da Cultura brasileira, tendo-se em conta a repercussão diária em nossa vida, seja na música, na dança, na literatura, na religião ou qualquer manifestação cultural e social. O presente projeto visa além de despertar no educando o senso crítico sobre os problemas sócio culturais afro descendentes, estará voltado para o estimulo e o interesse na discussão para a dissolução de problemas relacionados ao racismo e outros tipos de discriminações com vistas a um modelo mais justo de convivência social, pautado nos princípios de liberdade, de fraternidade e de igualdade de Direitos a todos os homens e a todas as mulheres em qualquer idade que se encontrem.

 
2. PÚBLICO ALVO

- Alunos de 1º a 5ºAno do Ensino Fundamental I

3- TEMA

- A CULTURA DO POVO BRASILEIRO


4. CONTEÚDOS DE ENSINO
  
1º ao 5ºAno
- Estudo da escravidão no Brasil.
- Abolição da escravatura.
- Zumbi e o quilombo dos palmares.
- A escravidão no mundo.
- Personalidades negras brasileiras.
- A influência negra na culinária brasileira.
- A influência negra na dança brasileira.
- A influência negra na música do Brasil.
- O negro na política brasileira.
- A religião afro-brasileira.
- O racismo no Brasil.

4. MÍDIAS DISPONÍVEIS PARA INTEGRAR

- TV, vídeo, rádio, Internet, o Livro Didático, Paradidáticos.


5. OBJETIVOS

- Estudar a História do Brasil;
- Compreender a presença do Negro no espaço brasileiro;
- Verificar que a população brasileira é composta por uma miscigenação;
- Conhecer a origem e o preparo de pratos típicos da cozinha brasileira originada da cultura africana
- Descobrir e valorizar o significado e a origem das manifestações populares afro-brasileira;
- Criticar os preconceitos inseridos nas manifestações populares afro-brasileiras;
- Verificar por meio da história, a contribuição cultural trazida para o Brasil pelo povo africano;
- Despertar, no aluno, o sendo crítico desprovido de preconceitos e repleto de uma consciência que respeite a diferença cultural entre as diversas raças da nossa população.
- Preservar e promover o patrimônio cultural afro-brasileiro.

6. METODOLOGIA

O Projeto será realizado por meio de:
- Aulas expositivas;
- Leitura e interpretação de Textos Variados;
- Utilização de recursos didáticos diversos
- Estimulação de debates e discussões sobre as diferenças socioeconômicase culturais entre negros e brancos;
- Estudo da historia negra no Brasil, desde sua chegada, para o trabalhoescravo, até os dias atuais.
- Filmes que estimulem discussão sobre o assunto;
- Entrevistas com profissionais afrodescendentes;
- Criação de uma campanha publicitária contra o racismo;
- Elaboração de cardápios.


7. RESULTADOS ESPERADOS

Que os alunos compreendam a produção cultural africana, bem como a suadifusão no Brasil e no mundo.


8. CRONOGRAMA:

Agosto a Novembro de 2012


9. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

O processo de avaliação será contínuo, permanente e cumulativoobservando-se as mudanças de comportamento ético e social dos alunos, aparticipação e o envolvimento no trabalho em grupo, respeito e solidariedadecom que tratarão o processo social e a organização dos trabalhos os seja emsala de aula ou extraclasse sobre a cultura Afro - Brasileira.
 







 
















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