Este é mais um Projeto Didático que a equipe pedagógica da escola Maria Raimunda Balbino pretende desenvolver no período de agosto a novembro de 2012. Trata-se do Projeto A Cultura do Povo Brasileiro que irá abranger o Projeto Folclore até o 20 de novembro.
Nessa postagem vocês terão uma pequena parte do projeto as partes principais do Projeto. No decorrer da semana postarei os anexos deste e os outros projetos menores que estão embutidos no projeto macro " A cultura do Povo Brasileiro".
Nessa postagem vocês terão uma pequena parte do projeto as partes principais do Projeto. No decorrer da semana postarei os anexos deste e os outros projetos menores que estão embutidos no projeto macro " A cultura do Povo Brasileiro".
ANO LETIVO-2012
Banner do Projeto
Venham enfim as altas alegrias,
As ardentes auroras, as noites calmas,
Venha à paz desejada, as harmonias,
E o resgate do fruto, e a flor das almas.
(...)
As ardentes auroras, as noites calmas,
Venha à paz desejada, as harmonias,
E o resgate do fruto, e a flor das almas.
(...)
SUB-TEMA
CONHECENDO E VALORIZANDO NOSSAS RAIZES.
II Banner com elementos afro e algumas belezas naturais brasileira
AGRADECIMENTO
A NAÇÃO BRASILEIRA AGRADECE A NAÇÃO AFRICANA PELO VALOROSO
TRIBUTO A NOSSA CULTURA EM TODAS AS SUAS MANIFESTAÇÃO ARTISTICAS, CULTURAIS E RELIGIOSAS DEIXADA PELOS SEUS ANCESTRAIS AO POVO BRASILEIRO
III Banner
Este banner tem muitos significados, no alto temos a Bandeira
da África, representando os povos africanos, abaixo temos uma gravura
representando o oceano de incomensurável grandeza cujos cativos necessitavam vencer
para chegar ao solo brasileiro, que é representado pela Bandeira do Brasil, em
seguida temos uma pombinha branca simbolizando a
paz, sonho acalentado por muitas pessoas de hoje e de outrora. A paz entre as
nações ou a paz mundial é o bem que se deseja alcançar para que a vida no
planeta torne-se mais harmoniosa e o ser humano possa tornar-se mais fraterno com os seus semelhantes. Finalizando a imagem aparece o primeiro banner
representado todas as contribuições (na dança, na culinária, na medicina
popular etc.) que o povos africano deixaou como legado inenarrável ao
povo brasileiro.
Responsáveis pelo Projeto
Coordenação Pedagógica da Escola
Maria Raimunda Balbino
1.
APRESENTAÇÃO
De acordo com a lei 10.639 de 9/01/2003, faz-se
necessário e obrigatório o estudo da cultura Afro – Brasileira na formação do
educando. Os conteúdos curriculares para essa formação estarão voltados para o
reconhecimento da influência, da diversidade e da riqueza da Cultura
brasileira, tendo-se em conta a repercussão diária em nossa vida, seja na
música, na dança, na literatura, na religião ou qualquer manifestação cultural
e social. O presente projeto visa além de despertar no educando o senso crítico
sobre os problemas sócio culturais afro descendentes, estará voltado para o estimulo
e o interesse na discussão para a dissolução de problemas relacionados ao
racismo e outros tipos de discriminações com vistas a um modelo mais justo de
convivência social, pautado nos princípios de liberdade, de fraternidade e de
igualdade de Direitos a todos os homens e a todas as mulheres em qualquer idade
que se encontrem.
2. PÚBLICO ALVO
- Alunos de 1º a 5ºAno do Ensino Fundamental I
3- TEMA
-
A CULTURA DO POVO BRASILEIRO
4. CONTEÚDOS DE ENSINO
1º ao 5ºAno
-
Estudo da escravidão no Brasil.
-
Abolição da escravatura.
-
Zumbi e o quilombo dos palmares.
-
A escravidão no mundo.
-
Personalidades negras brasileiras.
-
A influência negra na culinária brasileira.
-
A influência negra na dança brasileira.
-
A influência negra na música do Brasil.
-
O negro na política brasileira.
-
A religião afro-brasileira.
-
O racismo no Brasil.
4. MÍDIAS DISPONÍVEIS PARA INTEGRAR
-
TV, vídeo, rádio, Internet, o Livro Didático, Paradidáticos.
5. OBJETIVOS
- Estudar a História do Brasil;
- Compreender a presença do Negro
no espaço brasileiro;
- Verificar que a população
brasileira é composta por uma miscigenação;
- Conhecer a origem e o preparo de
pratos típicos da cozinha brasileira originada da cultura africana
- Descobrir e valorizar o
significado e a origem das manifestações populares afro-brasileira;
- Criticar os preconceitos
inseridos nas manifestações populares afro-brasileiras;
- Verificar por meio da história,
a contribuição cultural trazida para o Brasil pelo povo africano;
- Despertar, no aluno, o sendo
crítico desprovido de preconceitos e repleto de uma consciência que respeite a
diferença cultural entre as diversas raças da nossa população.
- Preservar e promover o
patrimônio cultural afro-brasileiro.
6. METODOLOGIA
O
Projeto será realizado por meio de:
- Aulas expositivas;
- Leitura e interpretação de
Textos Variados;
- Utilização de recursos didáticos
diversos
- Estimulação de debates e
discussões sobre as diferenças socioeconômicase culturais entre negros e
brancos;
- Estudo da historia negra no
Brasil, desde sua chegada, para o trabalhoescravo, até os dias atuais.
- Filmes que estimulem discussão
sobre o assunto;
- Entrevistas com profissionais
afrodescendentes;
- Criação de uma campanha
publicitária contra o racismo;
- Elaboração de cardápios.
7. RESULTADOS ESPERADOS
Que os alunos compreendam a produção cultural
africana, bem como a suadifusão no Brasil e no mundo.
8. CRONOGRAMA:
Agosto
a Novembro de 2012
9. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
O processo de avaliação será contínuo, permanente e
cumulativoobservando-se as mudanças de comportamento ético e social dos alunos,
aparticipação e o envolvimento no trabalho em grupo, respeito e
solidariedadecom que tratarão o processo social e a organização dos trabalhos
os seja emsala de aula ou extraclasse sobre a cultura Afro - Brasileira.
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