quarta-feira, 28 de novembro de 2012

FEIRA DO CONHECIMENTO 2012


ESCOLA MARIA RAIMUNDA BALBINO






TEMA
 Resgatando e Despertando Valores Eficazes para um Planeta mais Humano.

A Escola de Ensino Fundamental Maria Raimunda Balbino irá realiza no dia  09/11/2012 (sexta-feira)  das 8h ás 17h mais uma edição da Feira do Conhecimento. Durante o período do evento, alunos do 1º ao 5º ano vão expor aos visitantes os trabalhos que desenvolveram em diversas áreas do conhecimento, como artes, história, geografia, português, matemática, ciências e  música.
·       Proporcionar aos alunos a oportunidade de mostrar conhecimentos adquiridos em sala de aula;
·       Incentivar a busca do saber através de pesquisas em diversas fontes culturais, interagir de maneira eficiente com o grupo de estudo e desenvolver habilidades de comunicação oral e lúdica com o público;
·         Proporcionar oportunidades de envolvimento familiar e da sociedade como um todo.

METODOLOGIA
Os trabalhos serão demonstrados pelos alunos de diversas formas, como experiências, maquetes, vídeos e jogos. Neste ano, a feira contará com uma grande variedade de temas. É possível perceber que, nesta edição em especial, os professores, coordenadores e alunos optaram por temas que visam conscientizar a comunidade quanto à alimentação, educação de trânsito, tratamento preventivo de doenças ocasionadas pelo acúmulo de lixo, reciclagem, coleta seletiva, queimadas e reflorestamento, sistema solar, musicalidade com material reciclado (bandinha escolar), origens dos alimentos, jogo do  Tangram, .sustentabilidade os cuidados com a água,( na natureza, estados físicos da água, preservação dos recursos hídricos e ciclo da água.


SUBTEMAS
Conteúdo a serem trabalhados do   1º ao 5º ano do Ensino Fundamental na II Feira do Conhecimento
- Água no cotidiano,  Distribuição da água e seus caminhos pela natureza, a oferta de água a disponibilidade de água própria para o consumo humano na superfície terrestre, os usos da água, tanto para o abastecimento doméstico como para o uso industrial e agrícola, Consumo consciente,  a gestão dos recursos hídricos no Brasil e no mundo Ciências/Geografia/Língua Portuguesa
-Todos os tipos de poluição e suas conseqüências para os seres vivos e o ambiente – Ciências
-Queimadas, reflorestamento  e suas conseqüências/benefícios  para o meio ambiente -Geografia
-Sistema SolarCiências
- Lixo – Reduzir, Reciclar e ReutilizarCiências / Arte
- Jogo de Matemática- Tangram  Matemática/Arte
- Musicalidade – Construção dos instrumentos para bandinha musical escolar   – cantigas de roda (Mestre André)  Língua Portuguesa/Música/Arte
- Amazônia Sustentável (povos ribeirinhos, seringueiros e indígenas, caça e pesca indiscriminada de animais, desmatamento, queimadas, programas desenvolvidos pelo governo do estado com vista o manejo florestal) - Geografia
- Educação de trânsito –  Legislação – Art. 168. Placas, Faixa de Pedestre, cinto de segurança com três pontos, cadeirinha ou bebê conforto, placas de trânsito,  cadeira de segurança, assento de elevação,  Álcool – Tolerância Zero. Língua Portuguesa
-DE ONDE VÊM OS ALIMENTOS – milho, cana de açúcar, leite, sal e cacau. Ciência/Arte

AVALIAÇÃO
O processo de avaliação será contínuo, permanente e cumulativo observando-se a participação e o envolvimento dos alunos nos trabalhos em grupo, individuais e a organização dos trabalhos em sala de aula ou extraclasse sobre os temas a serem abordados na Feira. Será observado também o envolvimento dos professores, coordenadores, funcionários pais e alunos e equipe gestora antes e durante o evento. 




A escola Maria Raimunda Balbino  realizou no dia 09/11/2012 sua II Feira do Conhecimento.O evento foi prestigiado pela comunidade escolar entorno,pela equipe de gestão ,representante do Secretario de Educação da SEE/AC e principalmente pelos pais dos alunos.


GALERIA DE FOTOS
TEMAS ABORDADOS NA FEIRA

ALUNOS DO 1º AO 5ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I

















































A LENDA DO TANGRAM


Há muito tempo atrás, havia um mago Chinês chamado Ching Ling. Ele morava num castelo mágico muito bonito e possuía um bem muito precioso, um espelho mágico que chamava de Tangran.
O mago recomendou ao seu ajudante que não chegasse perto do espelho. Mas Tung, o ajudante, não aguentando a curiosidade, foi direto ao espelho assim que o mago saiu de viagem. Achando que o espelho estava sujo, Tung pegou uma toalha e foi limpá-lo. Nesse momento, o espelho caiu ao chão e partiu-se em sete pedaços. Tung ficou deseperado.
- E agora? - disse Tung - O que vou fazer? Estou perdido!
Tempos depois o mago voltou e ficou furioso ao ver o Tangran quebrado. Pegou os sete pedaços do espelho e entregou a Tung dizendo-lhe:
- Você está condenado a sair pelo mundo construindo tudo o que vir com esses pedaços! Construa figuras até conseguir montar um livro, senão eu o transformarei num sapo!
Logo no inicio da viagem, Tung viu uma baleia que nadava próxima ao seu barco. Ele fez várias tentativas e conseguiu construir uma baleia com o Tangran.
Entrou num bosque e encontrou um coelho.
Mais tarde chegou a um vilarejo, onde avistou uma casa. Na casa morava uma jovem delicada chamada Mig.
Tung apresentou-se e deu a Mig uma flor que havia construído com o Tangran.
Mig achou a flor muito interessante e quis saber sobre ela. Então Tung contou a Mig sua história, mostrando-lhe o Tangran. Mig prometeu ajudá-lo com o livro para que ele ficasse livre do feitiço do Mago.
Durante alguns dias os dois passearam, conversaram e construíram mais figuras para o livro. Eles fizeram um gato, uma vela, um pato, um peixe...
Achando que havia figuras suficientes em seu livro, Tung viajou de volta e entregou ao mago que o perdoou.
Livre da maldição, Tung voltou para encontrar Mig, pois os dois haviam se apaixonado.Mig ficou feliz ao vê-lo e depois de algum tempo os dois se casaram e construíram figuras com o tangran por muitos anos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário