A escola de Ensino Fundamental Maria Raimunda Balbino realizou no dia 21/11/2015 a Culminância do do Projeto Didático 20 de Novembro que esse ano trabalhou com o tema : Viver com Igualdade é Saber Respeitar as Diferenças.
JUSTIFICATIVA:
No campo da educação, promover uma educação ética, voltada
para o respeito e convívio harmônico com a diversidade deve-se partir de
temáticas significativas, que propiciem condições para que os alunos
desenvolvam sua capacidade dialógica, tomem consciência de nossas próprias
raízes históricas que ajudaram e ajudam a constituir a cultura e formar a nação
brasileira; pois, o preconceito e o racismo são uma das formas de violência.
Diante disso, quais as situações que temos possibilidades de mudar? Qual seria
a nossa contribuição concreta para viabilizar a conscientização das pessoas?
São perguntas que o projeto prevê responder através de um olhar
interdisciplinar.
OBJETIVO
GERAL
Levar os alunos a refletirem sobre a diversidade
étnico-cultural para compreenderem que cada povo possui sua identidade própria,
presente nas crenças, costumes, história e organização social. Perceberem suas
contribuições para o desenvolvimento da humanidade, em especial do Brasil,
também levar o aluno a se perceber parte desse povo. Assim, promover o respeito
às diferenças de qualquer gênero para a valorização do ser humano e da
identidade cultural de todos os povos, para que dessa forma mudanças
significativas na prática social sejam percebidas e seja efetivado o
desenvolvimento da consciência cidadã.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
• Promover o crescimento do aluno como ser crítico;
• Oferecer aos alunos conhecimentos que lhes
permitam buscar a superação do racismo e preconceito;
• Proporcionar aos alunos momentos de
reflexão sobre a riqueza presente nas diferentes culturas;
• Desenvolver a corresponsabilidade pela vida
social como compromisso individual e coletivo;
• Destacar as diferentes formas de racismo e
discriminação através do resgate da memória cultural do povo negro;
• Estimular o respeito aos direitos humanos e exclusão de qualquer tipo de discriminação;
• Estimular o respeito aos direitos humanos e exclusão de qualquer tipo de discriminação;
• Trazer à tona discussões provocantes, por meio
das rodas de conversa, para um posicionamento mais crítico frente à realidade
social em que vivemos.
METODOLOGIA
As
sugestões de atividades poderão ser distribuídas dentro das disciplinas do
ensino fundamental I
Sugestões
de atividades:
•
Pesquisas sobre a memória cultural do povo negro;
•
Exposição de painéis com frases
evidenciando o tema;
• Aula expositiva
sobre Bullings;
• Exposição de
trabalhos criados pelos alunos sobre o tema do projeto;
• Teatro;
• Leitura
de livros sobre o
tema proposto no projeto;
•
Exposição de objetos;
•
Apresentação de coreografias;
•
Exibição de filmes;
•
Apresentação de Capoeira;
• Localização em
mapas das comunidades negras no Brasil (mural);
• Leitura e produção de textos de diferentes gêneros sobre preconceito
racial (poemas,
contos, músicas);
• Leitura de imagens: várias realidades vivenciadas por negros.
• Leitura de imagens: várias realidades vivenciadas por negros.
• Pesquisas sobre as manifestações de arte realizadas pelos povos
afro-brasileiros;
• Atividades de
colagem sobre as brincadeiras dos negros.
• Montagem de
cartazes sobre a discriminação racial.
CONTEÚDOS
DE ENSINO:
1º
Ano
• Todos são iguais, preconceito.
• Cultura local,
indígena e africana e no Brasil. Passado X presente.
• Respeitar as
diferenças na história pessoal dos colegas e de crianças que viviam em outros
tempos e espaços
2º Ano
• Todos são iguais, preconceito.
• Reconhecimento de objetos
usados nos processos envolvendo a alimentação, pertencentes à cultura local, e
às culturas indígenas e africanas no Brasil, e pertencentes a diferentes
tempos, identificando suas características materiais, como foram feitos e por
quem, seu uso, e suas mudanças e permanências com o tempo.
3º
Ano
• A escravidão e abolição da escravatura, Zumbi e o quilombo
dos palmares.
• Participação
na escolha e estudo de um elemento do passado que ainda faz parte das vivências
da localidade dos alunos no presente.
• Organização
coletiva de textos, tabelas e imagens, registrando e identificando a história
do elemento do passado da localidade escolhido para estudo.
4º
Ano
• O trabalho escravo no Brasil
• A luta pela liberdade: A história e a
importância de Zumbi dos Palmares
• A
influência negra na cultura brasileira – na literatura, na culinária e na
música
5º
Ano
• Discussão sobre políticas de preservação a respeito de
objetos, construções e espaços de memória na localidade e no Brasil.
• Estudo de mitos e lendas africanas.
• Estudo da vida do negro nas senzalas e nas
comunidades quilombolas
• Racismo = intolerância relativa a raça, cor... Preconceito = preconceito relativo a
crença...
CRONOGRAMA:
Outubro a Novembro de 2015
CRITÉRIOS
DE AVALIAÇÃO:
O processo de avaliação será
contínuo, permanente e cumulativo observando-se as mudanças de comportamento
ético e social dos alunos, a participação e o envolvimento no trabalho em
grupo, respeito e solidariedade com que tratarão o processo social e a
organização dos trabalhos os seja em sala de aula ou extraclasse sobre a
cultura Afro - Brasileira.
CULMINÂNCIA:
Criação de painel coletivo sobre o tema: uma amostra do
que os alunos compreendam com relação ao tema desenvolvido no projeto “Viver com igualdade é saber respeitar as diferenças”.
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