segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Dia da Consciência Negra


A escola de   Ensino Fundamental  Maria Raimunda Balbino  realizou no dia 21/11/2015 a Culminância do do Projeto Didático 20 de Novembro que esse ano trabalhou  com o   tema :                    Viver com Igualdade é Saber Respeitar as Diferenças.

JUSTIFICATIVA:

No campo da educação, promover uma educação ética, voltada para o respeito e convívio harmônico com a diversidade deve-se partir de temáticas significativas, que propiciem condições para que os alunos desenvolvam sua capacidade dialógica, tomem consciência de nossas próprias raízes históricas que ajudaram e ajudam a constituir a cultura e formar a nação brasileira; pois, o preconceito e o racismo são uma das formas de violência. Diante disso, quais as situações que temos possibilidades de mudar? Qual seria a nossa contribuição concreta para viabilizar a conscientização das pessoas? São perguntas que o projeto prevê responder através de um olhar interdisciplinar.

OBJETIVO GERAL

Levar os alunos a refletirem sobre a diversidade étnico-cultural para compreenderem que cada povo possui sua identidade própria, presente nas crenças, costumes, história e organização social. Perceberem suas contribuições para o desenvolvimento da humanidade, em especial do Brasil, também levar o aluno a se perceber parte desse povo. Assim, promover o respeito às diferenças de qualquer gênero para a valorização do ser humano e da identidade cultural de todos os povos, para que dessa forma mudanças significativas na prática social sejam percebidas e seja efetivado o desenvolvimento da consciência cidadã.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Promover o crescimento do aluno como ser crítico;
• Oferecer aos alunos conhecimentos que lhes permitam buscar a superação do racismo e preconceito;
•  Proporcionar aos alunos momentos de reflexão sobre a riqueza presente nas diferentes culturas;
• Desenvolver a corresponsabilidade pela vida social como compromisso individual e coletivo;
• Destacar as diferentes formas de racismo e discriminação através do resgate da memória cultural do povo negro;
• Estimular o respeito aos direitos humanos e exclusão de qualquer tipo de discriminação;
• Trazer à tona discussões provocantes, por meio das rodas de conversa, para um posicionamento mais crítico frente à realidade social em que vivemos.

METODOLOGIA

As sugestões de atividades poderão ser distribuídas dentro das disciplinas do ensino fundamental I

Sugestões de atividades:

• Pesquisas sobre a memória cultural do povo negro;
• Exposição de  painéis com frases evidenciando o tema;
Aula expositiva sobre Bullings;
Exposição de trabalhos criados pelos alunos sobre o tema do projeto;
• Teatro;
• Leitura de livros sobre o tema proposto no projeto;
• Exposição de objetos;
• Apresentação de coreografias;
• Exibição de filmes;
• Apresentação de Capoeira;
Localização em mapas das comunidades negras no Brasil (mural);
Leitura e produção de textos de diferentes gêneros sobre preconceito racial (poemas, contos, músicas);
Leitura de imagens: várias realidades vivenciadas por negros.
Pesquisas sobre as manifestações de arte realizadas pelos povos afro-brasileiros;
Atividades de colagem sobre as brincadeiras dos negros.
Montagem de cartazes sobre a discriminação racial.


CONTEÚDOS DE ENSINO:

1º Ano
Todos são iguais, preconceito.
Cultura local, indígena e africana e no Brasil. Passado X presente.
Respeitar as diferenças na história pessoal dos colegas e de crianças que viviam em outros tempos e espaços

2º Ano
Todos são iguais, preconceito.
• Reconhecimento de objetos usados nos processos envolvendo a alimentação, pertencentes à cultura local, e às culturas indígenas e africanas no Brasil, e pertencentes a diferentes tempos, identificando suas características materiais, como foram feitos e por quem, seu uso, e suas mudanças e permanências com o tempo.

3º Ano
A escravidão e abolição da escravatura, Zumbi e o quilombo dos palmares.
Participação na escolha e estudo de um elemento do passado que ainda faz parte das vivências da localidade dos alunos no presente.
Organização coletiva de textos, tabelas e imagens, registrando e identificando a história do elemento do passado da localidade escolhido para estudo.

4º Ano
O trabalho escravo no Brasil
A luta pela liberdade: A história e a importância de Zumbi dos Palmares
A influência negra na cultura brasileira – na literatura, na culinária e na música

5º Ano
Discussão sobre políticas de preservação a respeito de objetos, construções e espaços de memória na localidade e no Brasil.
Estudo de mitos e lendas africanas.
Estudo da vida do negro nas senzalas e nas comunidades quilombolas
Racismo = intolerância relativa a raça, cor...  Preconceito = preconceito relativo a crença...


CRONOGRAMA: Outubro a Novembro de 2015


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

O processo de avaliação será contínuo, permanente e cumulativo observando-se as mudanças de comportamento ético e social dos alunos, a participação e o envolvimento no trabalho em grupo, respeito e solidariedade com que tratarão o processo social e a organização dos trabalhos os seja em sala de aula ou extraclasse sobre a cultura Afro - Brasileira.


CULMINÂNCIA:

Criação de painel coletivo sobre o tema: uma amostra do que os alunos compreendam com relação ao tema desenvolvido no projeto “Viver com igualdade é saber respeitar as diferenças”.

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