sábado, 7 de setembro de 2013

PASSEATA DA INDEPENDÊNCIA 2013



ESCOLA MARIA RAIMUNDA BALBINO
CULMINÂNCIA DO PROJETO INDEPENDÊNCIA DO BRASIL



          Aos 07 dias do mês de  setembro de 2013 a escola de ensino fundamental Maria Raimunda Balbino realizou uma passeata em comemoração a Semana da Pátria. O evento ocorreu das 07h30min horas e se estendeu até as 10h30min e seguiu o seguinte itinerário:
(A) Saída da escola na Rua  Tião Natureza, as 8h
(B) Entra na rua Campo Grande fazendo o percurso até a rua Ana Nery; 
(C) Entrando na rua Ana Nery,  fazendo  todo o percurso até o final;. 
(D) Entrando na Rua “A” fazendo o percurso até o final entrando na Estrada da Sobral, fazendo o percurso até a rua São Salvador voltando para a Rua Tião Natureza, (final da passeata)
O objetivo da Passeata: Demonstrar para a comunidade escolar e para a população de um modo geral a importância de se comemorar a Independência do Brasil, assim como, refletir sobre as mudanças ocorridas em todos os setores da sociedade, principalmente na educação do período da Independência aos dias atuais, que refletiram positiva ou negativamente na escola na qualidade de vida do cidadão e de sua comunidade.
Durante a passeata foram apresentadas algumas músicas concernentes aos temas apresentados no evento, conforme descritos abaixo:
Pelotões
1- Comissão de Frente (coreografia com arco) - Turma do 3º ano A professora Shirle.
Música tema: Brasil Mostra tua cara (Gal Costa)








 2-  Cultura de paz -  Turmas dos 1º anos A e B, professoras Elizete e Kelis Cristina;
Música Tema: A paz (Roupa Nova)
Para se construir uma cultura de paz não é necessário ir muito longe, um dos caminhos é garantir que a paz esteja dento de você e que essa mesma paz seja estendida  e contagiante, fazendo com que  o lugar em que você vive, trabalha ou estuda seja uma seara de amor, para isso é preciso tomar alguma precauções como manter-se sempre alegre, cultivando pensamento positivos, evitar tratar de assuntos que não seja se sua competência, a não ser que lhe peça opinião, tratar as pessoas de forma cordial e educada. Num ambiente assim certamente encontraremos: solidariedade, honestidade, humildade, serenidade, altruísmo... etc.  A cultura de  paz deve ser construída dentro de cada um de nós,desde que nascemos,  só assim ela pode florescer e dar bons frutos. Para melhorar a paz no mundo temos que colaborar com a nossa paz. 







3 – Folclore Brasileiro – imaginário infantil dos contos e lendas - Turmas dos 1º anos C, D, E E F, professoras Elizete, Kelis Cristina, Cleonilda e Vilmara;
Música tema: O Vira (Secos&Molhados)
Sabemos que o folclore brasileiro é bastante rico no imaginário infantil de contos maravilhosos e lendas. Os contos maravilhosos são narrativas populares folclóricas que apresentam uma mistura do real com a fantasia, permitindo à criança fazer uma busca do seu eu, ao mesmo tempo em que estabelece uma relação com o seu meio social. Os contos de fadas nasceram do povo celta, com heróis e heroínas cujas aventuras estavam ligadas ao sobrenatural. Portanto, pode-se dizer que foi desse povo que nasceram as fadas com virtudes e poderes divinos e de forma antagônica surgiram às bruxas. Daí surge-se certas semelhanças entre os contos maravilhosos com os mitos. Nos contos maravilhosos e/ou contos de fadas permitem que a criança encontre, hoje, na fantasia, a solução para os seus conflitos, da mesma maneira que o homem, nos tempos primitivos, buscava nos mitos a realização de seus desejos e a resposta as suas indagações. Os mitos não narram apenas a origem do mundo, dos animais, das plantas e do homem, mas também de todos os acontecimentos primordiais, convertendo-se em elementos fundamentais para a organização das sociedades. Essas narrativas são, portanto, um ingrediente vital da civilização humana a que se recorre incessantemente.   




4 – Povos indígenas - Turmas dos 2º anos A e C, Professoras Maria José e Danielle;
Música tema: É tempo de ser feliz (Cristina Mel)
Os primeiros habitantes das terras brasileiras foram os índios, embora não se sabe de fato quando surgiram na face da terra. Daí não se tem uma idéia exata de quantos anos os índios já viviam em terras brasileiras quando os portugueses aqui chegaram. Quando os portugueses aportaram em costas brasileiras acharam que os povos aqui existentes não sabiam nada que os portugueses julgavam importantes, entretanto tribais tinham sua própria cultura, língua e costumes que certamente não eram concomitantes com as dos recém-chegados. Isso gerou muitos conflitos os quais dizimaram tribos inteiras. Hoje felizmente existem Leis que protegem os índios e os mesmos já não são mais alvo de tantas truculências. Mesmo tento quase desaparecidos de nosso país herdamos muitos costumes oriundos dos índios e que para nós, brasileiro,  é motivo de orgulho termos correndo em nossas veias o sangue de um povo guerreiro que deste da época do descobrimento do Brasil vem lutando pela sua sobrevivência e por ter sua cultura preservada.






5 – As Cores da Bandeira do Brasil - Turma do 3º ano B professor José Ramos.
Música tema: Aquarela do Brasil (Gal Costa)
Losango amarelo sobre retângulo verde. Para os positivistas, as cores azul e branca da esfera celeste remetem á colônia e seu formato representa a esfera armilar do Brasil Reino. As estrelas representam os estados e a disposição remeteria o céu em 15/11/1889. Na faixa branca “Ordem e Progresso”
As cores que formam a Bandeira Brasileira são:
Verde: representa as florestas e matas brasileiras
Amarelo: as riquezas minerais
Azul: O céu
O branco: a paz





6 – Flora e Fauna Brasileira; Turmas dos 2º anos B e D professora Maria Gomes e Débora;
Música tema: Planeta Azul (Chitãozinho e Xororó)
No território brasileiro existe uma enorme variedade de plantas. Elas são muito importantes para o equilíbrio da natureza. Mas também são importantes para o homem que se utiliza deles para sua própria vida.  Vamos conhecer um pouco sobre a vegetação e a fauna encontradas no Brasil e estudar seu aproveitamento pela sociedade?
      A vegetação participa da biodiversidade do nosso planeta.  São muitas as aplicações dos vegetais na alimentação, medicina, vestuário, habitação e na atividade industrial. É um hábito antigo de o homem fazer uso das plantas. Com o passar do tempo, acabamos descobrindo que muitos vegetais, além de atenderem às nossas necessidades básicas de alimentação e de abrigo, podiam também ser utilizados para curar doenças. Com os avanços tecnológicos, passamos a usar mais e mais substâncias medicinais vindas dos vegetais, trazendo novas oportunidades de cura e melhoria da nossa qualidade de vida. E ainda há muito há ser estudado sobre a nossa flora.
      Fauna é o conjunto das espécies animais. Cada animal é adaptado ao tipo de vegetação, clima e relevo da região onde vive. O Brasil possui uma fauna muito diversificada. Somos o país da América do Sul com a maior diversidade de aves. Alguns dos animais da fauna brasileira não existem em outra parte do mundo. Mas toda essa diversidade não significa abundância de espécies, principalmente porque o desmatamento das florestas, a poluição das águas, o comércio ilegal de animais e a caça predatória são fatores que vêm exterminando muitos animais e diminuindo a riqueza de nossa fauna.
     Um problema grave para a fauna do Brasil: novas espécies estão sendo descobertas e imediatamente consideradas ameaçadas de extinção. O mico-leão-caissara, o bicudinho-do-brejo e a ararinha-azul são exemplos de animais que em breve poderão deixar de existir. Vale lembrar que todas as espécies têm grande importância para os ecossistemas naturais e basta a extinção de uma delas para que graves desequilíbrios ocorram no meio ambiente.




7 – Brasil! Mostra a tua cara...; Turmas dos 4º anos A e B Professores Aluildo e Juceli;
Música tema: Brasil mostra tua cara (Gal Costa)

O Brasil é um país de grandes belezas naturais, a fauna e a flora são exuberantes, suas florestas, cachoeiras e seus campos verdejantes chamam atenção de estudiosos, ecologistas e turistas do mundo inteiro. É um país que está crescendo muito em alguns aspectos, principalmente no que diz respeito aos direitos básicos da população, no entanto, ainda existem muitos aspectos que precisam melhorar urgentemente como os altos índices de violência em todo território brasileiro, a corrupção, excesso de burocracia etc. Durante a passeata a escola quis ressaltar os aspectos positivos  que o pais já superou, assim como, os aspectos que precisam mudar para que a nação brasileira possa ser orgulhar de sua pátria.




Nenhum comentário:

Postar um comentário