domingo, 4 de dezembro de 2011

DIA DAS MÃES DIVERTIDO!

A Escola Maria Raimunda Balbino , Além de desenvolver o Projeto “Preservando o Meio Ambiente para Garantir a Vida da Gente!”Realizou diversas atividades no 1º semestre de 2011, uma das atividades desenvolvidas foi o Projeto Dias das Mães, ocorrido no dia 07/05/2011, no período da manhã, na própria escola. Teve como finalidade homenagear as mães, valorizando o seu papel na vida das crianças.
A escola deve desenvolver estratégias que possibilitem integrar das famílias á escola para fortalecer os laços entre a comunidade e a escola.Tema como esse facilita a comunicação de forma dinâmica, pois eleva a auto-estima das famílias, sobretudo das mães permitindo mais apoio os processos de ensino e de aprendizagem.
Objetivo
  • Conhecer valores importantes da relação mãe/filho(a).
  • Desenvolver as habilidades reflexivas e artísticas.
  • Ouvir diferentes informações sobre as mães.
  • Comparar os vários tipos de trabalhos desenvolvidos pelas mães nos dias de hoje.
  • Reconhecer que cada mãe ama e expressa esse amor à sua maneira.
  • Desenvolver a atenção e a participação nas atividades.
  • Respeitar as opiniões praticando ações cooperativas.
  • Saber selecionar argumentos coerentes ao assunto discutido.
  • Sentir-se parte integrante do desenvolvimento do projeto.
  • Desenvolver valores pertinentes à figura materna.
Como Começou o Dia das Mães?
"Feliz Dia das Mães" é a frase mais utilizada no segundo domingo de maio em quase todos os países. Os americanos e ingleses dizem Happy Mother's Day, os italianos Tanti Auguri, Mammina e os alemães Alles Gute Zum Mutter Tag. Independente da língua utilizada, cada pessoa expressa, nesse dia, seus sentimentos, seu carinho, sua ternura e sua alegria à mãe. E os que já a viram partir desta vida, lembram-na com o coração cheio de saudade.
A comemoração do Dia das Mães é uma das celebrações mais antigas. A História revela que antigamente na Grécia, durante a primavera, os gregos celebravam-no em honra de Rhea, a mãe dos deuses. Séculos depois, na Inglaterra, em meados de 1600, encontrou-se a celebração intitulada.
Mothering Day, honrando as mães da Inglaterra. Nessa época, o dia era reservado aos serviçais pobres, que prestavam serviços aos mais ricos geralmente em lugares afastados de seus lares, para se deslocarem até suas casas e passarem o dia com as mães. Para dar sentido a essa confraternização e a união, elaborava-se, conforme a tradição, um bolo especial, o mothering cake. Em 1872, nos Estados Unidos, falou-se, pela primeira vez, em dia das mães, que seria dedicado à paz, sugerido por Julia Ward Howe. No entanto, somente em 1907 foi iniciada uma campanha para a criação de um dia das mães nacional. Essa idéia surgiu na pequena cidade de West Virginia, Estados Unidos. A jovem Ana Jarvis, órfã materna, sugeriu celebrar a data no segundo aniversário da morte de sua mãe, no segundo domingo do mês de maio. Assim, nesse dia de 1907, iniciou-se o costume de reverenciar as mães em cerimônia religiosa. No ano seguinte, a 10 de maio, Ana Jarvis propôs na igreja episcopal, onde sua mãe muito havia trabalhado, que a homenagem se estendesse a todas as mães do país. Em 1910, sempre em maio, o governador de West Virginia oficializou a cerimônia no estado. Finalmente, em 1914, o presidente americano Woodrow Wilson decretou oficialmente o Dia das Mães como feriado nacional, fixado no segundo domingo de maio de cada ano. Na América do Sul, a primeira comemoração do dia das mães, foi realizada pela Associação Cristã de Moços, em Porto Alegre, a 12 de maio de 1918. Quase todos os países do mundo celebram essa festa. Alguns a celebram em datas diferentes, mas do mesmo modo que o Brasil, vários países como a Austrália, Bélgica, Dinamarca, Estados Unidos, Canadá, Finlândia, Itália, Turquia instituíram o segundo domingo de maio.
A idéia original de homenagear as mães numa cerimônia religiosa foi modificada pelo comércio, que aproveita a data para incrementar as vendas de produtos para presenteá-las. Muitas pessoas lembram apenas de homenagear as mães porque a data é explorada comercialmente, com campanhas publicitárias lembrando como a mãe é importante na vida de todos e, por isso, "precisam dar algum presente" a ela, homenageando-a.
Homenagem dos alunos às mães do 1º ao 5º ano
Música Te Amo muito Mãe;
Mãe, como é bom acordar e te ver/Te abraçar, te beijar, te dizer eu te amo.
Mãe, agradeço a Deus por você/Me ensina o que devo fazer
pra agradar Jesus.
Mãe, quando eu choro é você que me acalma/No teu colo me sinto segura/Foi Jesus quem te escolheu pra mim
Mãe, sei que um dia eu vou crescer/Mas o tempo não vai me fazer esquecer/Tudo que você me ensinou.
Te amo muito mãe/Deus te escolheu pra mim.
Sou parte de você/Jesus quem quis assim.
Apresentação Especial dos professores e equipe gestora ás mães.
É HORA DO TEATRO!
PEÇA: Os tipos de Mães
NARRADOR: : relataremos alguns fatos cotidianos da vida escolar e também de vocês mamães.
A mãe sempre entra com o filho e o deixa na escola.
No cenário
- uma pessoa sentada (diretora) atendendo ao telefone, mexendo em papéis etc..Começa a desenrolar os fatos...
1ª – MÃE DISPLICENTE: (entra com ar indiferente e arrastando os pés) Dizem que sou a mãe displicente porque não ando atrás dos meus filhos reparando com quem brincam ou as roupas que usam, nem se vão à escola ou ficam na rua brincando. Na escola tem os professores e os funcionários para ensiná-los.
CAROL:(entra com uma mochila de escola) Mãe, me ajude fazer o trabalho da escola. Preciso de cartolina, canetinha, régua, cola, tesoura...
MÃE: Fazer um cartaz, Carol? Eu nunca fiz um cartaz em minha vida! Pede uma colega ou sua professora para te ajudar!
CAROL:Mãezinha, me ajude então a procurar os versículos na Bíblia para fazer minha lição de Religião!
MÃE: (impaciente, levando as mãos à cabeça, interrompendo sua filha) Ih!... Carol! Isto é com a sua professora, o pastor, o padre, sei lá. Eu é que não tenho tempo pra isso! (Carol sai choramingando)
MÃE: É isso mesmo! Podem me chamar de displicente que eu não ligo! (sacode os ombros) Eu não posso fazer tudo o que eles querem, mas garanto que amo muito os meus filhos! (Sai a mãe displicente)
2ª – MÃE PROTETORA: A mãe entra na escola e vai a te a sala da diretora e diz:
Mãe – Eu vim aqui para lhe informar que não aceito deixar o meu filhinho no portão, tenho que lavá-lo até a sala de aula, para ter certeza de que nada vai acontecer com ele, alem disso, tenho que recomendar a professora que eu gosto que meu filho fique logo na primeira fila, bem na frente, e de preferência bem pertinho da mesa dela. O meu bebezinho precisa de muita atenção, afinal nunca ficou longe de mim.
Diretora – Senhora, não podemos permitir que vá até a sala deixar seu filho, temos funcionários que cuidam de seu filho e na sala de aula a professora cuidará dela para que nada de mal possa lhe acontecer.
Mãe – Sinto muito, diretora, mas eu não confio em deixar o meu bichinho na fila. Será que não vão pisar em seu pé, empurrá-lo, Ah! Tantas coisas podem acontecer entre a fila e a sala de aula. A senhora já contou quantos passos o meu bichinho tem que dar até a sala? Ah tem outra Coisa meu bebê só come se eu colocar a comida em sua boca, não come sozinho, nem poderia só tem 6 anos
Filho – Mãe, deixa ir para minha sala, eu sei onde é!
Mãe – Não filho, você esta louco, nunca irá andar sozinho!
Filho – Mãe a sala é aqui na frente! E por favor não me chame de BEBÊ na frente dos meus amigos, eu tenho vergonha! (Sai a mãe protetora)
3ª – MÃE DISTRAÍDA chega e fala:
Gostaria de saber o dia da prova de Português para minha filha?
Diretora: Foi ontem (responde da mesa)
Mãe: Mas ontem? Eu não sabia! O que vou fazer agora? E meu filho? Coitadinho... Deve ter ido mal pra caramba.
Diretora: Mas essa prova já estava marcada há 15 dias.
Mãe: Meu Deus! Preciso ficar mais ligada. Da próxima vez a senhora me liga um dia antes p ara avisar? (A mãe sai preocupada com a mão na cabeça)
4ª – MÃE COMPLACENTE: (entra sem pressa, sorridente, com ar de que acha tudo bom) Me chamam de mãe complacente porque sempre perdoo as falhas dos meus filhos. Não os castigo, nunca os repreendo e jamais digo “não”. As vezes as tias Luciana e Silvânia dizem que meus filhos são cheios de vontade e que nunca obedecem. Ah, elas não entendem a educação que dou para meus filhos.
FLAVINHA: Mãe, eu joguei a dentadura da empregada no lixo e ela ficou furiosa!
MÃE: (dá uma risadinha) Não tem nada, não, Flavinha. Eu dou outra pra ela!
FLAVINHA: Eu também desmanchei seu relógio. Queria saber como era lá dentro.
MÃE: Tá bom, Flavinha. Não se preocupe, o papai compra outro!
(Flavinha sai pulando de alegria)
MÃE: Que gracinha! Como ela é inteligente! (Sai a mãe complacente)
5ª – MÃE DECIDIDA (PERUA)A mãe entra lendo um papel e fala:
Hum!HUM! Amanhã tem reunião na escola, preciso me preparar para arrasar no modelito! Aquelas professoras que me aguardem, vou chegar e abalar. Não pensem que elas vão me deixar de baixo astral só causa de algumas reclamações, nem pensar! Eu sou mais eu.
A mãe então se despede da filha (que se veste também bem “peruinha”, bolsinha, batom, cabelos arrumados, pulseiras). A professora que representou usou e abusou da “peruagem", colocou umas unhas postiças bem compridas, batons e tudo mais.
A mãe pega o celular e sai falando como se estivesse marcando cabeleireiro.

A diretora de longe só observa....

6ª – MÃE NERVOSA: Chega rapidamente gritando e começa a falar:
Hoje quero fazer um “barraco” nessa escola. Bate a mão na mesa da diretora enquanto ela mexe em uns papéis.
Mãe: eu vim aqui para pedir uma explicação para a senhora e saber o porquê minha filhinha chegou toda machucada em casa?
Diretora: Eu posso...
Mãe: não pode nada, se pudesse ter feito alguma coisa não teria acontecido nada com ela.
Diretora: Mas sua filha...
Mãe: Não quero saber, só vim avisar que se não for tomado providências com quem bati na minha menininha eu mesma vou resolver. Procurarei o Conselho Tutelar, a prefeitura e até a polícia se for preciso
Diretora: A senhora...
Mãe: Não quero ouvir mais nenhuma palavra, você está avisada. Se eu voltar aqui de novo, não responsabilizo pelos meus atos.
Enquanto a mãe fala a filha fica mexendo em tudo na mesa, passa debaixo da mesa pula sem parar. Escolher uma criança bem grande e se possível a mãe baixa.
A mãe se despede da filha e sai nervosa, resmungando. A diretora fica com cara de samambaia.
7ª – MÃE ATRASADA: Chega andando depressa e puxando uma bolsa de carrinho seu filho sai correndo na frente dizendo q o portão já vai fechar.
Mãe: Desculpe-me, mas outra vez estou chegando atrasada, também com tudo o que me aconteceu hoje pudera... O cachorro latiu a noite toda e amanheceu doente não dormi direito, meu relógio não despertou, o gás acabou bem na hora de fazer o café...
Diretora: Meu Deus!
Mãe: A senhora acha que acabou? Fala filho o que mais aconteceu...
Filho: Bem na hora que fui tomar banho a água acabou.
Mãe: A van? Não passou e pra piorar o pneu do carro estava furado. Ah, não! Assim não dá! Sabe de uma coisa acho que sou azarada e não atrasada. Vem cá filhinho dá só, mas um beijinho na mamãe... ( beija, beija, beija e sai)
No meio do caminho se lembra de algo e fala: - Faz um favor pede pra professora colocar ele sentado na frente, não gosto que sente atrás.
8ª – MÃE CALMA (entrando com o filho)
Diretora: Chamei a senhora aqui para lhe comunicar que seu filho tem ido mal nas provas, perdeu média e eu falo com ele e nem liga. Preciso da ajuda da senhora.
Mãe: I, i.i, i, i! Mas a senhora não sabe que ele é assim mesmo? Desde ano passado a professora reclama das mesmas coisas. Eu também não sei mais o que fazer, ele não me obedece. Já falei que estudar é importante, mas pelo jeito... Aaaaaa! Vê o que vocês podem fazer aí que para mim ta bom! Ele é muito pequeno ainda tem tempo!
(A mãe sai toda pensativa)
9ª – MÃE POSSESSIVA: (entra pisando forte, um tanto arrogante) Me chamam de mãe possessiva porque não dou muita liberdade aos meus filhos para escolherem as coisas. Eles são MEUS filhos, e só EU sei o que é melhor para eles.
KÁTIA: Mãe eu já vou para o aniversário da Aninha, ta bom? A senhora vai me dar dinheiro para comprar o presente dela,?
MÃE: (olha para sua filha da cabeça aos pés) Ah, Kátia! Com esse vestido, não! Vai vestir o azul e calce as sandálias brancas. EU sei muito bem o que você deve vestir. E quanto ao presente, EU vou à loja comprá-lo.
KÁTIA: Eu queria levar um perfume, mãe.
MÃE: Que perfume que nada! Você vai levar uma caneta. EU sei o que é melhor para a Aninha.
(Kátia sai decepcionada)
MÃE: EU não vou deixar MINHA filha fazer o que quer. EU sei o que é melhor para ela.
11ª – MÃE SERVIÇAL: (entra usando um avental, onde enxuga suas mãos; fala lentamente e com a voz cansada) Me chamam de mãe serviçal, porque vivo pra servir meus filhos. Não quero que meus bichinhos façam nada em casa! Eles já estudam tanto, pobrezinhos!
LENINHA: (entra arrogante e gritando) Ei, mãe, a senhora não passou a minha blusa vermelha! Eu não disse que queria ela pra hoje?
MÃE: Desculpe, Leninha! Hoje eu estava tão cansada que...
LENINHA: (interrompe rapidamente) Ah, mãe! Isso não é desculpa! A senhora teve tempo para fazer as unhas... (Leninha sai batendo os pés toda nervosa)
MÃE: Desculpe minha filha, vou passar agora! Ah, eu não tenho tempo para vaidades... tenho que cuidar dos meus filhos! (Sai a mãe serviçal limpando as mãos no avental)
10ªMÃE ESPORTIVA: Entra a mãe com uns alteres na mão e roupa de ginástica dizendo: - Um, dois, um, dois! Tarefa dura é ser mãe, mas eu não abro mão da minha boa forma, já que não posso ir à academia, ela vem até mim. Abdominal enquanto varro a casa, caminhada enquanto levo as crianças para escola, alongamento enquanto espero o sinal da Saída. Essas tarefas me cansam... Mas da saúde eu não posso esquecer. Pega na barriga dos filhos e dizem q precisam emagrecer, para filhos foram escolhidos as crianças bem magrinhas.
FINAL DA PEÇA DE TEATRO
Ao final da peça as personagens são chamadas e entram em desfile e lê-se a mensagem:
Se as mães fossem perfeitas não seriam tão boas, um dia elas vão entender isso e parar de se esforçar para alcançar a perfeição. Mães sempre querem o melhor para seus filhos, mesmo que para isso tenha que passar de um extremo ao outro.
PALAVRA DA DIRETORA
“Mãe é frágil e ao mesmo tempo fera, é luz, é bondade, e essa mistura de atitudes e sentimentos é que fazem com que vocês sejam tão especiais em nossas vidas e principalmente na vida de seus filhos, afinal: AMOR PERFEITO É O MÃE. PARABÉNS”
Músicas de cada Personagem
Tipo de Mãe
Música
Intérprete
1ª DISPLICENTE
“TO NEM AÍ”
LUKA
2ª PROTETORA
“NOSSA SENHORA”
ROBERTO CARLOS
3ª DISTRAÍDA
“BALÃO AZUL”
BALÃO MÁGICO
4ª COMPLACENTE
“RINDO A TOA”
FALAMANSA
5ª DECIDIDA (PERUA)
“CHIC, CHIC ”
KELLY KEY”
6ª – MÃE NERVOSA
TIC, TIC NERVOSO
MAGAZINE
7ª ATRASADA
DEVAGAR DEVAGARINHO
MARTINHO DA VILA
8ª CALMA
TOCANDO EM FRENTE
PAULA FERNANDES
9ª POSSESSIVA
TUDO QUE É TEU MEU BEM É MEU É
ROBERTO CARLOS
10ª SERVIÇAL
AI QUE SAUDADE DE AMÉLIA
DEMÔNIOS DA GAROA
11 ªESPORTIVA:
ESTRELAR
MARCOS VALLE

Nenhum comentário:

Postar um comentário