domingo, 4 de dezembro de 2011

PROJETO LENDO NO RECREIO


QUEM DISSE QUE LER NÃO DIVERTIDO?
O Projeto “Lendo no Recreio” É estendido para todo os segmentos da escola
Formar leitores é uma tarefa de responsabilidade de todas os segmentos que compõem a comunidade escolar. Conforme a orientação dos especialistas da Língua, A recomendação é colocar a garotada em contato com diferentes tipos de texto. Quanto mais cedo a turma começa a conviver com uma variedade de estilos, gêneros e assuntos, mais autonomia de leitura ganha. Pensando nisso a Escola Maria Raimunda Balbino elaborou o Projeto Lendo no Recreio
Dicas Legais!
O que é preciso para desenvolver a leitura?
Como trabalhar a compreensão de textos específicos de cada disciplina com uma classe que não tem familiaridade com o vocabulário e os conceitos da área? Primeiro é preciso saber até que ponto os alunos dominam um texto sozinhos. É importante avaliar ainda o que eles já sabem sobre o tema.
Terminado esse trabalho de observação, você está pronto para conversar com a classe sobre as expectativas em relação ao trabalho de leitura. A turma deve saber previamente o objetivo do texto - se pretende entreter, informar, descrever etc. Isso é fundamental para facilitar a compreensão. Uma recomendação valiosa para as crianças: avaliar sempre se estão acompanhando o texto ou perderam o fio da meada. Não há uma única interpretação. "O professor não pode esperar que os alunos compreendam o mesmo que ele. A turma deve aprender a tirar as próprias conclusões."

Fonte: Márcio Ferrari (novaescola@atleitor.com.br)
Na sala de aula
Uma atividade de leitura deve ser bem planejada. O professor deve pesquisar textos e se preocupar em:
• Ter um objetivo bem definido para desenvolver com os estudantes.
• Escolher textos à altura do repertório dos alunos para que o diálogo com a leitura seja produtivo, mas também outros de leitura complexa, que mediados pelo professor permitam tornar o diálogo possível.
• Ativar o conhecimento prévio dos alunos, ensinando a fazer perguntas sobre o texto, para aumentar as possibilidades de compreensão do texto.
• Fazer hipóteses e previsões sobre o texto a ser lido. E ensinar a estabelecer previsões, baseando-se no gênero, no título, no subtítulo, nas ilustrações etc.
• Favorecer a participação do aluno por meio de perguntas e situações em que ele tenha de fazer uso de estratégias que lhe facilitem a compreensão do texto.
• Articular diferentes situações de leitura: silenciosa, coletiva, oral, individual e compartilhada e encontrar os textos mais adequados para alcançar os objetivos.
• Estimular a turma a sempre trocar idéias e discutir o que foi lido.
• Propor trabalhos em que os alunos precisem ler para seguir instruções, revisar a própria escrita, praticar a leitura em voz alta e memorizar.

Aprender a ler não é só uma das maiores experiências da vida escolar. É uma vivência única para todo ser humano. Ao dominar a leitura abrimos a possibilidade de adquirir conhecimentos, desenvolver raciocínios, participar ativamente da vida social, alargar a visão de mundo, do outro e de si mesmo, como disse Carlos Drummond de Andrade no poema Infância. "E eu não sabia que minha história era mais bonita que a de Robinson Crusoé."
Roberta Bencini

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