terça-feira, 26 de junho de 2012

LUIZ GONZAGA


Luiz Gonzaga
Luiz Gonzaga nasceu em Exu, Pernambuco, em 13 de dezembro de 1912. Foi um compositor popular. Aprendeu a ter gosto pela música ouvindo as apresentações de músicos nordestinos em feiras e em festas religiosas. Quando migrou para o sul, fez de tudo um pouco, inclusive tocar em bares de beira de cais. Mas foi exatamente aí que ouviu um cabra lhe dizer para começar a tocar aquelas músicas boas do distante nordeste. Pensando nisso compôs dois chamegos: "Pés de Serra" e "Vira e Mexe". Sabendo que o rádio era o melhor vínculo de divulgação musical daquela época (corria o ano de 1941) resolveu participar do concurso de calouros de Ary Barroso onde solou sua música “ Vira e Mexe” e ganhou o primeiro prêmio. Isso abriu caminho para que pudesse vir a ser contratado pela emissora Nacional.

No decorrer destes vários anos, Luiz Gonzaga foi simbolizando o que melhor se tem da música nordestina. Ele foi o primeiro músico assumir a nordestinidade representada pela a sanfona e pelo chapéu de couro. Cantou as dores e os amores de um povo que ainda não tinha voz.

Nos seus vários anos de carreira nunca perdeu o prestígio, apesar de ter se distanciado do palco várias vezes. Os modismos e os novos ritmos desviaram a atenção do público, mas o velho Lua nunca teve seu brilho diminuído. Quando morreu em 1989 tinha uma carreira consolidada e reconhecida. Ganhou o prêmio Shell de Música Popular em 87 e tocou em Paris em 85. Seu som agreste atravessou barreiras e foi reconhecido e apreciado pelo povo e pela mídia. Mesmo tocando sanfona, instrumento tão pouco ilustre. Mesmo se vestindo como nodestino típico (como alguns o descreviam: roupas de bandido de Lampião). Talvez por isso tudo tenha chegado onde chegou. Era a representação da alma de um povo...era a alma do nordeste cantando sua história...E ele fez isso com simplicidade e dignidade. A música brasileira só tem que agradecer...
Tatiana Rocha

http://educacao.uol.com.br/cultura-brasileira/ritmos-do-brasil-samba-frevo-maracatu-forro-baiao-xaxado-etc.jhtm








Projeto Festa Junina

Projeto de atividades para trabalhar festas juninas, confira nos links abaixo.

A Origem das Festas Juninas
Dobradura de Balão para a Decoração Junina
Festa Junina- Projeto Multidisciplinar
Atividades Juninas I
Atividades Juninas II
Quebra- Cabeças Juninos
Máscaras Caipiras
Moldes de espantalho para Festa Junina
Modelos de convite para Festa Junina
Convite Festa Junina - Criativo
Decoração em E.V.A para festa junina
Atividades para imprimir Festa Junina
Atividade de Percepção Visual com o Tema Junino
Brincadeiras para Festas Juninas
Preparando os Quitutes do Arraial (Culinária com as Crianças)
Letras de músicas Juninas
Músicas Juninas para download
Músicas para Festa Junina
Todos os Passos da Quadrilha Junina
Siga os Passos dessa Quadrilha










Nenhum comentário:

Postar um comentário