sexta-feira, 10 de agosto de 2012

PROJETO FOLCLORE 2012



 Projeto Didático
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APRESENTAÇÃO

O folclore brasileiro, segundo o Capítulo I da Carta do Folclore Brasileiro, é sinônimo de cultura popular brasileira, e representa a identidade social da comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais; é também uma parte essencial da cultura do Brasil em seu todo. Seu estudo sistemático, porém, iniciou somente em meados do século XIX, e levou mais de cem anos para se consolidar no país. A partir da década de 1970 o folclorismo nacional definitivamente se institucionalizou e recebeu conformação conceitual sólida.

 
A Carta do Folclore Brasileiro é um conjunto de conceitos e recomendações a respeito da proteção, divulgação, documentação e pesquisa do folclore brasileiro, produzido ao longo dos trabalhos do VIII Congresso Brasileiro de Folclore, reunido em Salvador, Bahia, de 12 a 16 de dezembro de 1995, e organizado pela Comissão Nacional de Folclore.
A presente Carta é uma revisão da Carta elaborada durante o I Congresso Brasileiro de Folclore, realizado no Rio de Janeiro, de 22 a 31 de agosto de 1951. A revisão foi necessária a fim de atualizar o estudo e a proteção do folclore nacional em vista dos recentes avanços das Ciências Humanas e Sociais, e levou em conta as Recomendações sobre Salvaguarda do Folclore, emitidas pela UNESCO por ocasião da 25ª Reunião da Conferência Geral, realizada em Paris em 1989 e publicada no Boletim nº 13 da Comissão Nacional de Folclore, de janeiro a abril de 1993.

 
Sendo composto por contribuições as mais variadas - com destaque para a portuguesa, a negra e a indígena - e tendo raízes imemoriais, o folclore do Brasil é rico e diversificado, sendo hoje objeto de intensificados estudos e recebendo larga divulgação, constituindo, além disso, elemento importante da própria economia do Brasil pela produção e comércio de bens associados e o turismo cultural que fomenta.
 
 PÚBLICO ALVO
Alunos de 1º a 5ºAno do Ensino Fundamental I

TEMA

 CONTEÚDOS DE ENSINO

  1º Ano – Personagens folclóricas

- Pesquisa Personagens folclóricas;
- Socialização dos resultados da pesquisa;
- lista de nome dos Personagens folclóricos pesquisados;
- Leitura de textos informativos sobre os Personagens folclóricos, seguindo a ordem das listas;
-Entregar o texto para que a criança identifique o personagem;
- Dobradura dos Personagens folclóricos para montar mural para sala de aula;
- Pintura e colagem  utilizando os Personagens folclóricos;
- Álbum seriado dos Personagens folclóricos e textos.

2º Ano – Brincadeiras e Trava-Língua
- Realizar uma pesquisa com os pais ou familiares sobre as brincadeiras folclóricas de seu tempo;
- Realizar entrevistas com funcionários da escola sobre as brincadeiras preferidas de seu tempo de criança;
- Socialização dos dados coletados na pesquisa com os funcionários da escola;
- Construir uma lista dos tipos de brincadeiras mais apontadas na pesquisa;
- Elaborar um gráfico ou tabela  com os dados constante na lista de brincadeira preferidas;
- Apresentar  e registrar as regras  das brincadeiras, conforme a ordem que aparece na lista;
- Apresentar os trava-linguas através de fichas;
- solicitar  a leitura e a escrita  dos trava-linguas , no caderno de ditado;
- Dividir os trava – línguas por grupo para estudo e ilustração;
- Promover concurso de trava – línguas entre grupos e ou turmas.

3º Ano – Adivinhas  e  Cantigas de( Rodas, Ninar e parlendas)
- Realizar pesquisa de adivinhas  na escola e na família;
- Socialização dos dados coletados na pesquisa e nas entrevistas;
- Listar títulos das cantigas de rodas preferidas;
- Elaborar gráficos e tabelas das cantigas de roda preferidas;
- solicitar  a leitura e a escrita  da adivinhas, no caderno de ditado;
- solicitar  a leitura e a escrita  das cantigas de roda ou ninar, no caderno de ditado;

Falta terminar

4º Ano – Lendas e Mitos  de cada Região do Brasil.

- Realizar pesquisa sobre lendas e mitos de cada região do do Brasil; 
- Socialização dos dados coletados na pesquisa e nas entrevistas;
- Listar títulos das lendas e mitos de de cada região do Brasil;
- Elaborar gráficos e tabelas das lendas e mitos,  que mais apareceram nas pesquisas;
- Solicitar  a leitura e a escrita das lendas e dos mitos por região - atividade em grupo;
- Solicitar a reescrita das lendas e dos mitos por região - atividade em grupo;
- Dramatização de uma lenda ou mito;

5º Ano – Lendas, ou Contos Urbanos Na Região Amazônica.

- Realizar pesquisa sobre lenda ou contos urbanos  na escola e na família;
- Socialização dos dados coletados na pesquisa e nas entrevistas;
- Listar os títulos das lendas ou contos urbanos mais assustadores;
- Solicitar  a leitura e a escrita  de uma lenda urbana;
- Solicitar a reescrita de uma lenda urbana - atividade em grupo;
- Criar um mural com lendas, utilizando imagens e letras que passe a idéia de terror.


MÍDIAS DISPONÍVEIS PARA INTEGRAR

- TV, vídeo, rádio, Internet, o Livro Didático, Paradidáticos.

 OBJETIVOS: 
 
- Estudar a como se deu a formação cultural do Brasil;
- Verificar que a cultura popular brasileira é composta por uma miscigenação;
- Conhecer a origem e o preparo de pratos típicos da cozinha brasileira;
valorizar o significado e a origem das manifestações populares brasileira;
- Estudas quais os elementos que compõe o folclore brasileiro;
- Conhecer os personagens folclóricos brasileiros;
-

METODOLOGIA

O Projeto será realizado por meio de:
- Aulas expositivas;
- Leitura e interpretação de Textos Variados;
- Utilização de recursos didáticos diversos
- Estimulação de debates e discussões sobre as diferenças socioeconômicas e culturais entre negros e brancos;
- Estudo da historia negra no Brasil, desde sua chegada, para o trabalho escravo, até os dias atuais.
- Filmes que estimulem discussão sobre o assunto;
- Entrevistas com profissionais afrodescendentes;
- Criação de uma campanha publicitária contra o racismo;
- Elaboração de cardápios.
 

7. RESULTADOS ESPERADOS

Que os alunos compreendame valorizem a contribuição dos povos indígenas, africanos e europeus para formação da cultura brasileira



8. CRONOGRAMA:

Agosto de 2012

 

9. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

O processo de avaliação será contínuo, permanente e cumulativo observando-se as mudanças de comportamento ético e social dos alunos, a participação e o envolvimento no trabalho em grupo, respeito e solidariedade com que tratarão o processo social e a organização dos trabalhos os seja em sala de aula ou extraclasse sobre a cultura Afro - Brasileira.


O que é Folclore
Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.
As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.
Os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas do mundo. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido a vida e ao mundo.
Algumas lendas, mitos e contos folclóricos do Brasil:
Boitatá
Representada por uma cobra de fogo que protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se que este mito é de origem
indígena e que seja um dos primeiros do folclore brasileiro. Foram encontrados relatos do boitatá em cartas do padre jesuíta José de Anchieta, em 1560. Na região nordeste, o boitatá é conhecido como "fogo que corre".
Boto
Acredita-se que a lenda do boto tenha surgido na região amazônica. Ele é representado por um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Após a conquista, leva as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes de a madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em um boto.
Curupira
Assim como o boitatá, o curupira também é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira.
Lobisomem
Este mito aparece em várias regiões do mundo. Diz o mito que um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e não morreu, porém desenvolveu a capacidade de transforma-se em lobo nas noites de lua cheia. Nestas noites, o lobisomem ataca todos aqueles que encontra pela frente. Somente um tiro de bala de prata em seu coração seria capaz de matá-lo.
Mãe-D'água
Encontramos na mitologia universal um personagem muito parecido com a mãe-d'água : a sereia. Este personagem tem o corpo metade de mulher e metade de peixe. Com seu canto atraente, consegue encantar os homens e levá-los para o fundo das águas.
Corpo-seco
É uma espécie de assombração que fica assustando as pessoas nas estradas. Em vida, era um homem que foi muito malvado e só pensava em fazer coisas ruins, chegando a prejudicar e maltratar a própria mãe. Após sua morte, foi rejeitado pela terra e teve que viver como uma alma penada.
Pisadeira
É uma velha de chinelos que aparece nas madrugadas para pisar na barriga das pessoas, provocando a falta de ar. Dizem que costuma aparecer quando as pessoas vão dormir de estômago muito cheio.
Mula-sem-cabeça
Surgido na região interior, conta que uma mulher teve um romance com um padre. Como castigo, em todas as noites de quinta para sexta-feira é transformada num animal quadrúpede que galopa e salta sem parar, enquanto solta fogo pelas narinas.
Mãe-de-ouro
Representada por uma bola de fogo que indica os locais onde se encontra jazidas de ouro. Também aparece em alguns mitos como sendo uma mulher luminosa que voa pelos ares. Em alguns locais do Brasil, toma a forma de uma mulher bonita que habita cavernas e após atrair homens casados, os faz largar suas famílias.
Saci-Pererê
O saci-pererê é representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.

Curiosidades:
- É comemorado com eventos e festas, no dia 22 de Agosto, aqui no Brasil, o Dia do Folclore.
- Em 2005, foi criado do Dia do Saci, que deve ser comemorado em 31 de outubro. Festas folclóricas ocorrem nesta data em homenagem a este personagem. A data, recém criada, concorre com a forte influência norte-americana em nossa cultura, representada pela festa do Halloween - Dia das Bruxas.
- A palavra folclore é de origem inglesa. A termo "folk", em inglês, significa povo, enquanto "lore" significa cultura.
- Muitas festas populares, que ocorrem no mês de Agosto, possuem temas folclóricos como destaque e também fazem parte da cultura popular.

TEXTO IV
A palavra Folclore, segundo o dicionário significa conjunto das tradições, conhecimentos ou crenças populares expressas em provérbios, contos ou canções. ( veja mais no Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, Editora Nova Fronteira)

Folclore é tudo que simboliza os hábitos do povo, que foram conservados através do tempo, como conhecimento passado de geração em geração, por meio de lendas, canções, mitos, hábitos (incluindo comidas e festas) , utensílios, brincadeiras, enfeites.

Para conhecermos a história de um povo, de um país ou de uma região do país é importante que conheçamos a sua cultura, suas tradições, ou seja o seu folclore. O folclore é também uma forma de manifestação cultural dos povos.

No Brasil o folclore recebe influências determinantes dos povos que aqui já habitavam como os índios, e os que vieram depois como os negros e os brancos.

Desde 1965 , no Brasil, temos um dia oficial para comemoramos as nossas tradições folclóricas: o dia 22 de agosto é o dia do folclore.

Fazem parte do nosso folclore as canções de ninar que são passadas de pais para filhos, cantigas de roda, brincadeiras, jogos, lendas e mitos, superstições, artes. Além disso, as danças típicas das regiões e as festas típicas como a Festa do Boi (do Boi-bumbá ou Bumba-meu-boi que recebe outros nomes dependendo do estado) as festas juninas, Carnaval, o Maracatu entre outras são todas manifestações do nosso folclore.
Os utensílios usados por nossos antepassados (brancos, negros e índios) para caça, pesca , artesanato e outros, tudo faz parte do folclore.

Folclore é cultura e quem estuda as tradições folclóricas de um povo estuda a sua história. Alguns estudiosos consagrados das tradições folclóricas do nosso país foram: Luís da Câmara Cascudo, Jerusa Pires Ferreira e Veríssimo de Melo.

O autor Monteiro Lobato por meio das suas obras também ajudou a propagar lendas e mitos do Brasil.
O Brasil é um país muito grande, por isso cada região do país tem sua tradição folclórica. Algumas vezes o que muda é o nome de uma determinada festa, lenda ou outra tradição, outras vezes uma festa é mais tradicional em uma região do que em outra, assim como comida, música e danças.
Na Região Sul- Temos as danças típicas conhecidas como congada, chula, entre outras.
Algumas das festas tradicionais desta região são: a festa de Nossa Senhora dos Navegadores; a festa da uva, festa da cerveja, Além das festas juninas e outras que são tradicionais em todo o país.
As lendas mais conhecidas nesta região são: O Negrinho do Pastoreio, O Boitatá, O Curupira, O Saci-pererê, entre outras.

As comidas típicas são o churrasco, o arroz-carreteiro, a feijoada, o chimarrão (bebida feita com erva-mate, tomado em uma cuia)

Na Região Sudeste podemos destacas as danças típicas: fandango, o batuque, a folia de reis, entre outros.
As lendas mais conhecidas são: O Lobisomem, A Mula-sem-cabeça, A Iara. As comidas típicas são tutu de feijão, feijoada, entre outras.

A região Centro-Oeste podemos destacar a congada, a folia de reis nas danças típicas .
A tourada é uma festas bem tradicional.
Entre as lendas a do Lobisomem e do Saci-pererê são das mais conhecidas
Entre as comidas típicas estão os pratos preparados com os peixes dos rios da região.

Na Região Nordeste

Podemos destacar as danças típicas: frevo, o bumba-meu-boi, o maracatu, as cirandas, o baião.
As festas tradicionais são muitas, algumas delas: do Senhor do Bonfim, da Iemanjá, Paixão de Cristo, as romarias como a de Juazeiro do Norte no Ceará, Vaquejada.

Na Região Norte
Temos as festas do Boi- bumbá, as festas indígenas e outras.
O carimbó e a ciranda são algumas das danças típicas da região.
As lendas podemos destacar a da mãe-d’água, O Curupira, da Vitória-régia, do Uirapuru.
O que citamos aqui é bem resumido, pois a riqueza do nosso folclore é imensa, daria uma pesquisa ENOOORRRMEEE!
Todos os textos a seguir foram produzidos pela autora do site: Christiane Angelotti. Cópias ou reprodução dos mesmos só mediante autorização prévia da autora, contato: E-mail:

Pesquise também nos livros de importantes autores como:
- Luís da Câmara Cascudo- Dicionário de Folclore Brasileiro entre outras obras
- Mário de Andrade : Ensaio Sobre Música Brasileira, Danças Domésticas no Brasil e Música de Feitiçaria
do Brasil.
 - Monteiro Lobato
- Clarice Lispéctor
- Joaquim Ribeiro
- Sílvio Romero
- Rossini Tavares Lima
- Mário Souto Maior

 http://www.reinodosgifs.net/galeriadegifs/plantas_e_flores/71.gifLENDAS URBANAS

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