Jogo livre
As crianças brincam e fazem montagem de figuras,
juntando as barras em diferentes formas, familiarizando-se com o material e
usando a criatividade.
Após esse período de sensibilização, você pode montar pranchas em papel A4 (ou cartolina) com "perfis" das barras (só contorno) para que as crianças encaixem as réguas e descubram os "tamanhos". Sugiro que esses contornos formem "desenhos" como carrinhos, casas, flores, etc.
As crianças através dessas brincadeiras podem fazer classificações espontâneas por cor, tamanho ou forma.
Após esse período de sensibilização, você pode montar pranchas em papel A4 (ou cartolina) com "perfis" das barras (só contorno) para que as crianças encaixem as réguas e descubram os "tamanhos". Sugiro que esses contornos formem "desenhos" como carrinhos, casas, flores, etc.
As crianças através dessas brincadeiras podem fazer classificações espontâneas por cor, tamanho ou forma.
Percepção
do tamanho
Mostrar réguas diferentes e perguntar às crianças
se são iguais ou não. A partir de suas respostas, levá-las a pensar que, por
exemplo, qualquer régua amarela é menor do que qualquer régua azul.
Oferecer oportunidade para que todas as réguas
sejam comparadas.
Sugerir que façam comparações sobrepondo as
barrinhas.
Seqüência numérica
Propor que peguem algumas barras brancas e uma
vermelha. Quantas barras brancas são necessárias para formar uma barra do mesmo
tamanho do que a vermelha?
Propor essa atividade comparando as demais barras
com as brancas.
Jogo de formar
trenzinhos
Peça aos alunos que formem um trenzinho com
barras da mesma cor. Depois, pinte-o na folha quadriculada.
Depois, outro trenzinho usando duas cores de
barras diferentes, depois, pinte-o na folha quadriculada.
Jogo da ordem
Os alunos devem executar as seguintes ordens:
1- Trabalho em dupla: Peguem o material e separem
uma barra de cada cor. Comparem e verifiquem o tamanho de cada barra. Converse
com seu amigo e descubra qual é a barra “menor”. Comece a montar “uma escada”,
isto é, coloque as barras uma ao lado da outra, formando os “degraus de sua
escada”, de acordo com o tamanho, começando da menor para a maior.
2- As crianças deverão descobrir que as escadas são: (+1) na ordem crescente e (–1) na decrescente. Não falar em números.
Pinte as barras de sua escada no quadriculado, nas
cores correspondentes.
Agora, observe a escada formada pelas barras e
responda:
Qual barra é menor?
Qual barra é menor?
Qual é a maior?
Qual vem depois da vermelha?
Qual barra vem antes da verde-escura?
Qual é a barra que completa cada degrau da
escada, deixando o degrau do tamanho da barra seguinte?
Quantas barras brancas formam uma verde-clara?
Descubra, com o material, quantas barras brancas
são necessárias para formar cada barra colorida. Deixe-as montadas e registre
no caderno as descobertas.
Exemplo: uma barra lilás = quatro barras brancas · O que você pôde observar quando completou cada barra colorida com barras brancas? Converse com o grupo e registre as conclusões.
Jogo da formação de números
Pegue seu Material Cuisenaire.
Descubra combinações usando apenas duas barras, que
juntas, tenham o mesmo comprimento de uma outra barra.
Exemplos:
*vermelha = branca + branca
*verde-claro = branca + vermelha
*verde-claro = vermelha + branca
*lilás = vermelha + vermelha
*lilás = verde-claro + branca
*lilás = branca + verde-claro
Pinte as combinações que você descobriu na folha
quadriculada.
Jogo da adição
Para formar os quadros do jogo anterior, você
encontrou duas barras que, juntas, tinham o mesmo comprimento de outra barra.
Descubra e complete, observando a barra vermelha
e a combinação equivalente a ela que você pintou:
Você usou ____ barra branca mais uma barra _______
o que equivale a uma barra vermelha, isto é, 1 + 1 = 2.
Escreva a adição ao lado de cada representação
que você fez do jogo anterior.
Jogo da adição com mais
barras
Pegue seu Material Cuisenaire e separe a barra
amarela.
Aos alunos proponha que eles façam adições equivalentes usando duas barras,
perguntando: o que você pode descobrir? (Os alunos podem fazer as
seguintes descobertas: é possível trocar, comutar (substituir) a posição numa
adição, sem que o resultado se altere 3 + 2 = 2 + 3 => Propriedade
Comutativa da Adição.
Registre em seu caderno as descobertas, sem
precisar usar os termos da propriedade.
Agora use “três barras que juntas” alcancem o
mesmo comprimento da barra marrom.
Monte todas as opções que você descobrir.
Exemplo: barra marrom = 1 + 1 + 6; 2 + 1 + 5; 5 + 2
+ 1; etc.
·Registre as adições de cada combinação que você
descobriu para formar a barra marrom.
Jogo da formação de números
Descubra combinações usando apenas duas barras, que
juntas, tenham o mesmo comprimento de uma outra barra.
Exemplos:
*vermelha = branca + branca
*verde-claro = branca + vermelha
*verde-claro = vermelha + branca
*lilás = vermelha + vermelha
*lilás = verde-claro + branca
*lilás = branca + verde-claro
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